Envelhecimento... Saiba Mais

A medicina anti-aging, também conhecida no Brasil como medicina antienvelhecimento, é o ramo da medicina que tem com objetivo a aplicação de terapias personalizadas para a promoção do envelhecimento saudável.
O tratamento é baseado em pesquisas clínicas, cujos resultados encontram-se divulgados nos diversos trabalhos publicados em renomeadas instituições científicas mundiais.
A medicina Anti-Aging preconiza a mudança nos estilos de vida, a suplementação de nutrientes, o manuseio do stresse, a prática de atividades físicas e o reequilíbrio hormonal, onde são prescritos hormônios iguais aos produzidos pelo organismo, chamado bioidênticos, com o objetivo de desacelerar o catabolismo do envelhecimento e otimizar a performance metabólica.
É importante ressaltar que Medicina Anti-Aging não é geriatria e nem ortomolecular. A medicina Anti-Aging objetiva manter os indivíduos saudáveis, atuando de forma preventiva e preditiva, antes que os problemas e comorbidades do envelhecimento se manifestem.
Desta forma, a meta é a manutenção da plenitude da capacidade funcional e metabólica, permitindo que as pessoas envelheçam de forma mais saudável e produtiva.
A medicina Anti-Aging foi introduzida no nosso país em 1998 pelo médico Ítalo Rachid, pioneiro na área, e que, desde então, tem ministrado cursos de formação para médicos brasileiros e da América do Sul. 


HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS 

A modulação Hormonal com Hormônios Bioidênticos consiste em um extraordinário avanço terapêutico, e permite obter resultados clínicos seguros e incomparáveis.
Os Hormônios bioidênticos são substâncias que tem a estrutura molecular exatamente igual a dos Hormônios Humanos, obtidos através da engenharia genética recombinante.
Por esta razão, ocupam o que chamamos de "resposta terapêutica fisiológica". Além de ser isenta de riscos de câncer, essa resposta é capaz de reduzir de forma substancial o desenvolvimento de certos tipos de tumores do útero, mama e região colorretal. 

Bioidêntico refere-se a um hormônio produzido em laboratório, porém com a estrutura molecular completamente igual ao mesmo hormônio que é produzido pelo corpo humano. 

De forma diversa da Modulação Hormonal Bioidêntica, a Terapia Hormonal Tradicional utiliza hormônios sintéticos semelhantes, cuja estrutura molecular tridimensional difere dos hormônios humanos. Ao se acoplarem aos receptores celulares, suas moléculas produzirão uma "resposta terapêutica farmacológica", ou seja, as células receberão uma mensagem diferente daquela produzida por um Hormônio Bioidêntico. Assim como a cópia imperfeita de uma chave que entra com dificuldade numa fechadura e as vezes até a danifica. A repetição das mensagens "erradas" produzidas pelo hormônio poderá levar a um aumento da incidência de certos tipos de câncer, principalmente naqueles indivíduos geneticamente susceptíveis ao seu desenvolvimento. Este fato agravado pela confusão de conceitos, informações truncadas e meias verdades induzidas pela mídia, fez com que milhares de pessoas com deficiência hormonal instalada, abandonassem e continuem abandonando em massa a reposição hormonal, que, para muitos, virou sinônimo de câncer e de doenças. 


MODULAÇÃO HORMONAL 

MODULAÇÃO HORMONAL BIOIDÊNTICA é diferente da Reposição Hormonal. É o método que, através de exames laboratoriais, traça-se o perfil hormonal do paciente detectando suas necessidades hormonais, e a partir deste ponto, podemos iniciar um programa de equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão hormonal compatível com o que deseja. A melhor curva hormonal é aquela comparável a nossa juventude plena, ou seja, próximo dos 18 a 25 anos, portanto para uma ótima resposta metabólica buscamos resgatar níveis hormonais compatíveis com a juventude.
A MODULAÇÃO HORMONAL visa ajustar o organismo principalmente em relação a menopausa e andropausa e em toda deficiência glandular: seja baixa libido, dificuldade de perda de peso, falta de energia, pele desidratada, ressecamento vaginal, secura nos olhos, dificuldade de raciocinar, etc. A Modulação Hormonal pode servir também de base para as diversas terapias aplicadas para melhorar a saúde do indivíduo. Aqueles que sentem cansaço físico, e mental, distúrbios de esquecimento, desânimo com a vida, desmotivação sexual ou os que simplesmente querem melhorar sua qualidade de vida e retardar seu envelhecimento. Isto inclui trabalhar os níveis hormonais associados a uma dieta balanceada e exercícios físicos. 



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais