Manteiga é saudável. Os benefícios da vitamina K2

Eu já falei AQUI sobre diversos benefícios da manteiga – aliás, o meu trabalho no artigo anterior e neste foi apenas traduzir o excelente texto do blog The Nourished Life. Mais informações publicadas , mais traduções aqui, porque as informações valem a pena e não é todo mundo que fala/lê inglês com facilidade!

Aqui em casa usamos muita manteiga na cozinha, para cozinhar, para espalhar no pão, para finalizar, sopas, risotos e massas. Além da manteiga, para usar no fogo eu dou preferência ao óleo de coco e (quando tenho) a uma boa banha de porco artesanal, de porquinho feliz, criado solto. Tudo pode parecer difícil de encontrar, mas se eu, morando numa metrópole, selva de pedra como São Paulo consigo, tenho certeza de que todo mundo por aqui pode conseguir, se fizer um esforço, uma pesquisa.

A alimentação saudável, à base de comida de verdade, está muito mais próxima de nós do que se imagina, porém ela não está facinho na prateleira do supermercado da esquina, simplesmente porque comida de verdade não aguenta viver num supermercado. Comida de verdade estraga se não estiver refrigerada, e mesmo refrigerada, tem um “tempo de geladeira” limitado.

Procurem, se esforcem, saiam da zona de conforto que são os supermercados, e melhorem a alimentação da casa toda!

 

E agora, voltemos à deliciosa manteiga e sua vitamina K2!

Como falado no artigo anterior, a manteiga é uma fonte rica de ácido butírico e vitamina A, nutrientes importantes na nossa dieta, mas isso ainda não tudo o que a manteiga tem a oferecer. A manteiga, dourada e cremosa, produzida a partir da gordura do leite de vacas criadas soltas em pasto, é também uma excelente fonte de vitamina K2. Os benefícios da vitamina K2 só recentemente começaram a receber a atenção que merecem.

A vitamina K2 é o misterioso “Ativador X”da manteiga produzida a partir da gordura do leite de vacas criadas soltas em pasto que o dentista Weston A. Price tão bem conceituou por sua capacidade em promover a saúde dos ossos e dentes, assim como para o tratamento das mais diversas doenças crônicas. É o elemento do utra vitaminado óleo de manteiga que, combinado com as vitaminas A e D do óleo de fígado de bacalhau que mostrou oferecer nada mais do que resultados miraculosos no trabalho de Weston A. Price.

Benefícios da vitamina K1 x Benefícios da vitamina K2

A vitamina K1 vem de plantas (como espinafre, por exemplo), enquanto a vitamina K2 vem de fontes animais (como fígado e manteiga proveniente de animais criados a pasto). As informações sobre saúde usuais não fazem muita distinção entre as vitaminas K1 e K2, mas suas funções no nosso organismo são bastante diferentes.. A vitamina K1 tem a função que nós normalmente associamos com a vitamina K: manter saudável os mecanismos de coagulação do sangue. A vitamina K2 entretanto tem uma função totalmente diversa. Ela dá conta da saúde óssea, dos dentes e coração e parece estar completamente separada da vitamina K1:

“Um estudo recentemente publicado no European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC)Do blog The Healthy Skeptic revelou que a crescente ingestão de vitamina K2 parece reduzir o risco de câncer de próstata em 35%. Os autores apontaram que os benefícios da K2 foram mais pronunciados em casos de câncer de próstata avançados, e, importante, que a vitamina K1 não oferecia benefício algum à próstata .”

“Um estudo recente examinou a relação entre o consumo de vitamina K2 e risco de ataques cardíacos e  4600 homens holandeses. Eles observaram uma forte associação inversa entre consumo de vitamina K2 e risco de ataques cardíacos – trocando em miúdos, quanto maior o consumo de vitamina K2, menos o risco de ataques cardíacos. Os homens que consumiam maior quantidade de vitamina K2 chegavam a ter 1% menos risco de sofrer um ataque cardíaco e 26% menos risco de morrer de qualquer outra causa quando comparados com homens que não consumiam ou consumiam muito pouca vitamina K2. As fontes de vitamina K2 do experimento eram ovos, carnes e laticínios. Os estudiosos não encontraram nenhuma ligação com a vitamina K1, aquela enconrada nas plantas.”  Do blog Whole Health Source

Um engano commum é pensar que se consumirmos vitamina K1 suficiente das plantas, nosso organismo irá convertê-la em vitamina K2 (o que tornaria o consumo de fontes animais desnecessário). Na realidade isso não parece funcionar tão bem.  Eu imagino isso como o que acontece com o beta-caroteno: consumir beta-caroteno não é garantia de obter a vitamina A que nosso organismo precisa. A verdade simples e pura é que certas vitaminas estão mais biodisponíveis nas fontes animais, como é a manteiga proveniente do leite de vacas criadas a pasto. Então se você realmnte quer se beneficiar da vitamina K2, consuma manteiga! Verduras são saudáveis e devem ser consumidas, mas não conte com elas para o seu suprimento diário de vitamina K2!

Extraido do site:

http://pat.feldman.com.br/?p=9753



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