Combata o mau funcionamento do intestino com uma alimentação rica em fibras.



Dificuldade de ir ao banheiro, dores abdominais e desconforto são alguns dos sintomas mais comuns do mal que aflige mulheres e homens: a prisão de ventre. Para que o intestino funcione bem é necessário mudar alguns hábitos como ter uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas e fazer check-up anualmente. As mulheres são as mais afetadas por este problema e um dos motivos é porque a prisão de ventre tem a ver com a constituição do corpo feminino, juntamente com a ação e alteração dos hormônios e o uso do anticoncepcional, que altera a flora intestinal.

Um problema muito comum é que muitas pessoas têm dificuldade de evacuar em qualquer lugar e ficam segurando a vontade de ir ao banheiro. Acontece que, quando esta vontade aparece, significa que chegaram o que os médicos chamam de ondas peristálticas. É o momento inevitável de ir ao banheiro e quando você não o faz, o processo é interrompido e as fezes ficam ressecadas. De acordo com o gastroenterologista Ivo Prezzi Denicol, da Fugast, é importante que se tenha uma horário pré-programado.

"Essa vontade se acentua mais pela manhã, após o café. Então se você estipular que vai ir ao banheiro sempre de manhã, certamente a prisão de ventre vai diminuir", explica.

A alimentação correta é, portanto, um fator importante para aliviar a constipação intestinal. A inclusão de fibras e o aumento do consumo de verduras e legumes fazem com que você vá ao banheiro mais vezes, já que as fibras não são digeridas e absorvidas pelo organismo e a sua principal funcionalidade é absorver excessos de gorduras e açúcares, tirando do corpo o que ele não necessita. 

Alimentos e dicas que podem ajudar:

:: Frutas como: mamão, manga, tangerina, ameixa preta e maçã;
:: Cereais integrais como: aveia, farelo de trigo, linhaça e arroz integral;
:: Brócolis, alface, chicória, rúcula e agrião;
:: Beber bastante água e sucos de frutas;
:: Consumir laranja com bagaço.

Principais sintomas:

:: Dor e dificuldade ao evacuar;
:: Fezes secas e duras;
:: Dores abdominais;
:: Cólica intestinal;
:: Distensão abdominal
:: Alteração de humor;
:: Desconforto intestinal.

As causa mais comuns da prisão de ventre:

:: Abuso de laxantes;
:: Desidratação;
:: Síndrome do intestino irritável;
:: Problemas no cólon e no reto;
:: Falta de fibras.
Fonte: CORREIO BRASILIENSE – DF



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais