DOENÇAS DA PELE E A QUALIDADE DE VIDA

   Em julho de 1999, realizou-se o Congresso da American Academy of Dermatology, em São Francisco (Estados Unidos). A.Finlay, da Universidade de Wales (Escócia), fez a seguinte pergunta: o que é pior: a psoríase, diabetes, a asma ou a bronquite, nos pacientes que já têm a psoríase e, também, uma dessas outras patologias? Concluiu-se que o pior é a psoríase, e o trabalho foi publicado no Br.J.Dermatol. 1995; 132: 236 - 244.

   Surgiu então a idéia de se realizar um questionário, que avaliasse a qualidade de vida do paciente com doença de pele, informando as restrições que este sofre no trabalho social, lazer, vida sexual etc. Em decorrência do questionário criou-se o Dermatology Life Quality Index (DLQI), desenvolvido por Finlay e Khan, que já existe em 12 línguas e corresponde à 10 perguntas que levam 2 minutos para serem respondidas.

   A dermatite atópica, psoríase, eczema e acne, são as doenças que mais afetam a vida dos pacientes. Dermatitis artefata ou auto mutilação são lesões de pacientes com distúrbios psiquiátricos que se auto-infligem (geralmente transtornos obsessivos-compulsivos e esquizofrenia); tricotilomania = arrancar cabelos e lavar as mãos obsessivamente. O estresse, a ansiedade exacerbam vários tipos de doenças e a depressão, também. Esses fatos, surgidos durante o Congresso, resultaram na necessidade de se criar uma subespecialidade, para combater essas doenças psicossomáticas, que se manifestam na pele. Foram feitas referências ao primógide e aos anti-alérgicos e anti-pruriginosos.

   Os transtornos obsessivos-compulsivos, afetam de 2 a 3% da população e 14% dos pacientes que se apresentam com coceiras no consultório do dermatologista. Esse tema foi apresentado aos especialistas, através de uma técnica de psicodrama, insistindo no fato de que os dermatologistas dão pouca atenção à esses aspectos psicossomáticos da especialidade. Um dos expositores, sugeriu que o especialista encarasse com bom humor essas histórias, pois isso melhora a relação médico/paciente. (JAMA 4/6/1997; 227 : 1660 - 63) Psoríase Dermatite Seborreica - Caspa Herpes Simples.

Dr. Luciano Stancka e Silva, Médico



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais