Omega 3 O poderoso óleo de peixe.

O poderoso óleo de peixe.

O óleo de peixe contém ômega 3, um ácido graxo constituído por uma gordura poli-insaturada encontrada nos tecidos de peixes marinhos de águas frias, como o salmão, o atum, a truta e a cavala.

O óleo de peixe contém ácidos eicosapentae-noicos (EPA) e ácidos docosahexaenoicos (DPA). Esses ácidos auxiliam a produção de prostaglandinas, substâncias que controlam a coagulação sanguínea e outras funções arteriais. Quando ingerimos ômega 3 proveniente de mamíferos, os ácidos produzem prostaglandina E3. Essa substância promove uma menor união plaquetária, o que facilita o fluxo sanguíneo pelo nosso organismo.

Estudos epidemioló-gicos mostraram que as pessoas que consomem uma dieta rica em gorduras poli-insaturadas provenientes de animais de águas marinhas geladas correm menos riscos de ter doenças do coração do que pessoas que consomem uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas. Esse fato ocorre porque as dietas ricas em gorduras monoinsaturadas contribuem para o aumento dos níveis de colesterol no sangue, colaborando para o aumento de doenças do coração e nas vias circulatórias. Já as dietas ricas em gorduras poli-insaturadas regulam o fluxo de sangue dentro do organismo e ajudam a regular os níveis de triglicérides.

Por isso, além de facilitar o fluxo sanguíneo, o óleo de peixe também auxilia as taxas de triglicérides no sangue. Para isso, o consumo do óleo de peixe deve estar associado a uma alimentação saudável e a hábitos saudáveis, como a prática de esportes.

Indicações

Pode auxiliar no controle do colesterol no sangue

Controle do triglicérides

Previne contra doenças do coração

Ideal para pessoas que:

Desejam ter os benefícios dos ácidos graxos ômega 3

Desejam manter níveis saudáveis de triglicérides

Não consomem com frequência alimentos fontes de ômega 3, como peixes, linhaça e nozes

Recomendações superimportantes

Pessoas que apresentam doenças ou alterações fisiológicas, gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico. Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto.

O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

Para os atletas, o óleo de peixe:

Reduz a inflamação nos músculos e articulações para acelerar a recuperação

Mantém a saúde e estrutura de tecidos de conexão e juntas

Sobre o óleo de peixe

O óleo de peixe é extraído de peixes marinhos, de águas frias e profundas. Ele apresenta-se como um óleo de cor que varia do amarelo forte ao âmbar, com sabor e odor característicos.

O interesse pelo óleo de peixe sempre existiu e as pesquisas em torno de seus benefícios se concentraram no fato de os esquimós, que tinham uma dieta com bastante gordura, apresentarem baixo índice de doenças cardíacas. Descobriu-se que os ácidos graxos ômega 3 diminuem a agregação das plaquetas no sangue, tornando-o mais fluído e ajudando a prevenir a formação de coágulos.

Cápsulas de óleo de peixe

Segundo estudo realizado por pesquisadores australianos com adultos obesos, o uso de cápsulas de óleo de peixe ajuda muito na redução de peso quando somado com atividades físicas.

Pelas pesquisas, a ingestão de óleo de peixe ou de suplementos à base do produto reduz também o risco de doenças cardiovasculares e de ataque cardíaco, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

IMPORTANTE

A suplementação com o óleo de peixe geralmente é feita em cápsulas.

Saiba mais

Ajuda a impedir a formação de ateromas no interior dos vasos, importante causa de infartos do miocárdio e formação da arteriosclerose

Reduz a viscosidade do sangue, permitindo uma circulação sanguínea mais ativa

Atenua estados inflamatórios como a artrite reumatoide

Melhora a concentração e a memória

Previne doenças degenerativas cerebrais

Neutraliza o estresse
Fonte: JORNAL DO POVO – RS



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais