Oftalmologista recomenda alimentação equilibrada para retardar ou atenuar doenças oculares.

Já ouviu falar que cenoura faz bem para os olhos, não é? Pois não é só ela. Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres, o que ajuda a adiar doenças como degeneração macular, catarata e olho seco. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. Além, é claro, de cenoura e abóbora, ricas em vitamina A e vitamina C.
A receita é do oftalmologista Renato Neves. Segundo ele, uma dieta bem equilibrada pode retardar ou atenuar doenças oculares, assim como parar de fumar e abandonar o sedentarismo.

— O ideal é acrescentar mais peixes à dieta, principalmente aqueles ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha e bacalhau. Habituar-se a comer mais frutas e saladas também é importante, já que aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e luteína também traz vários benefícios para a saúde ocular — recomenda. 

Na opinião do médico, além de incluir mais castanhas, linhaça e óleo de canola às receitas — que evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade — também se deve reduzir a ingestão de sódio. 

— O excesso de sódio na dieta é um grande vilão da saúde, favorecendo o desenvolvimento de catarata na terceira idade. Vale a pena prestar atenção nas informações das embalagens e dar preferência a alimentos com sódio reduzido — orienta.

Salada para ver melhor

O oftalmologista Renato Neves não fica só na teoria. Ele dá a receita da "Salada para enxergar bem". Tome nota dos ingredientes:

:: um salmão ou atum grelhado;

:: um maço de espinafre cortado; 

:: seis folhas frescas de alface romana; 

:: duas cenouras raladas;

:: uma berinjela pequena levemente cozida e cortada em cubos;

:: um maço de brócolis; 

:: cubinhos de pimentões amarelo, verde e vermelho, sem pele;

:: seis couves de Bruxelas; 

:: sementes de linhaça dourada;

:: castanhas do Pará trituradas.

A dica do médico é temperar com o "Molho caesar ocular", preparado com óleo de canola, suco de limão, vinagre de maçã, mostarda de Dijon, um filé de anchova ralado, uma gema de ovo e queijo parmesão.

Fonte: ZERO HORA – RS



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais