Azeite de oliva e óleo de girassol usados em frituras não aumentam o risco de doença coronariana, di


 

Frituras feitas com azeite de oliva ou óleo de girassol podem não aumentar o risco para doenças coronarianas, de acordo com estudo espanhol publicado no British Medical Journal (BMJ).

Um estudo de coorte1 prospectivo foi realizado na Espanha com a participação de 40.757 adultos, em idades variando entre 29 e 69 anos e livres de doenças coronarianas no início da pesquisa. Durante o seguimento médio de onze anos, 606 eventos de doenças coronarianas foram diagnosticados e 1.135 mortes por todas as causas ocorreram.

Já é sabido que o consumo de frituras está associado a fatores de risco para doenças cardiovasculares2 como hipertensão arterial3, obesidade4 e baixos níveis de colesterol5 bom (HDL6). A associação entre o consumo de alimentos fritos e doenças coronarianas já foi avaliada em outras pesquisas, mas com resultados heterogêneos.

O presente trabalho mostrou que na Espanha, um país Mediterrâneo, no qual o azeite de oliva e o óleo de girassol são usados nas frituras, o consumo de alimentos fritos não foi associado a doenças coronarianas ou a outras causas de mortalidade7. No entanto, frituras feitas com outros tipos de óleos ou com gorduras reaproveitadas e o consumo de lanches rápidos fritos e com alto teor de sal podem causar danos à saúde.

Fonte: BMJ, de 24 de janeiro de 2012




Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais