Sal e a Saúde...

Esse prazer proibido pode realmente

poupá-lo de um ataque cardíaco

Por Dr. Jospeh Mercola

Tradução: José Carlos Brasil Peixoto

O SAL tem sido uma matéria prima preciosa para os seres humanos em todo o planeta.

Nos tempos antigos, o sal teve literalmente o valor do seu peso em ouro, a ponto dos exploradores Africanos e Europeus negociarem uma onça de sal por uma onça de ouro.

Os soldados romanos também eram pagos em sal, daí a palavra moderna “salário” (palavra latina) e as expressões “vale seu sal” (worth his salt) ou “ganhando seu sal” (earning his salt).

Longe de ser prejudicial, o sal de qualidade é realmente essencial para a vida, mas nos Estados Unidos e muitos outros países desenvolvidos o sal se tornou o vilão, a principal causa da hipertensão arterial e da doença cardíaca.

Tais alegações não conseguiram ser provadas de forma decisiva, tanto como os supostos benefícios de uma dieta com baixo teor de sal.

Agora a Weston A Price Foundation (WAPF) está tentando colocar as coisas no seu lugar e já avisou a agência americana de regulação de alimentos e remédios – Food and Drug Administration (FDA) que seus planos para a restrição de sal representam uma grave ameaça para a saúde humana.

Os planos de restrição de sal da FDA podem prejudicar sua saúde

Em um documento recentemente lançado intitulado “Abordagens para reduzir o consumo de sódio” (1), o FDA e o Serviço de Segurança e Inspeção Alimentar (FSIS) citam recomendações para reduzir a ingestão diária de sódio para menos de 2.300 mg, com uma redução para 1.500 mg (pouco mais de 1/2 colher de chá) para as pessoas com idade a partir de 51 e mais velhos, afro-americanos, e para aqueles que têm hipertensão, diabetes ou doença renal crônica (isso abrange cerca de metade da população americana).

Mas como a WAPF apontou, o âmago desse documento implica na determinação que já está estabelecida, de que se deva reduzir ainda mais o consumo de sódio pelos americanos, uma proposta que é contrária à evidência científica.

Sally Fallon Morell, presidente da Weston A. Price Foundation, afirmou:

“Um estudo de 1991 indica que as pessoas precisam entre uma e uma e meia colheres de chá de sal por dia. Qualquer coisa menos desencadeia uma cascata endócrina para recuperar o sódio do fluxo excretório, hormônios que tornam as pessoas vulneráveis a doenças cardíacas e a problemas renais. Isso é comprovado bioquimicamente. Mesmo assim, o FDA, bem como o USDA, quer autorizar a restrição drástica do consumo de sódio para cerca de 1/2 colher de chá por dia.”

A verdade da questão é que muitas vezes mesmo conselhos sensatos são levados ao extremo e acabam por serem mais prejudiciais do que úteis. Conselhos equivocados dos agentes de saúde para evitar o sol vêm à mente, pois agora vemos que isso nos leva a estarmos perante níveis epidêmicos de deficiência de vitamina D (o aconselhamento é que devam ser evitadas as queimaduras solares, mas se expor regularmente ao sol é saudável). Da mesma forma, conselhos das agências de saúde para restringir severamente o consumo de sal podem realmente causar significativos problemas de saúde…

Por que seu corpo precisa de sal

O sal natural não refinado fornece dois elementos – sódio e cloreto – que são essenciais para a vida. Seu corpo não pode produzir esses elementos por conta própria. Você deve obtê-los de sua dieta. Alguns dos muitos processos biológicos para os quais o sal é crucial incluem:

• Compor um importante componente do seu plasma sanguíneo, fluido linfático, fluido extracelular e mesmo líquido amniótico;

• Transporte de nutrientes para dentro e fora de suas células;

• Manutenção e regulação de pressão arterial;

• Suportar a saúde das populações de células da glia em seu cérebro, que são essenciais para a formação da camada protetora denominada mielina, que circunda a porção do neurônio que conduz os impulsos elétricos, bem como outras funções vitais neurológicas;

• Auxiliar seu cérebro a se comunicar com seus músculos, para que você possa mover sob demanda através de permuta de íons de sódio-potássio.

O que mais é sal bom para? Comentário da WAPF para o FDA ainda divide-se a importância de sódio e do cloreto para função do corpo: (2)

“O sódio desempenha um papel crítico na fisiologia do corpo. Ele controla o volume de fluido no corpo e ajuda a manter o nível de ácido-base. Cerca de 40 por cento de sódio do corpo está contido no osso, um tanto é encontrado dentro de outros órgãos e células, e o restante 55 por cento está no plasma sanguíneo e nos fluidos extracelulares. O sódio é importante na adequada condução nervosa, no auxílio da passagem de vários nutrientes para as células e na manutenção da pressão arterial.

Enzimas dependentes de sódio são necessárias para a digestão de carboidratos, para reduzir carboidratos complexos e açúcares a monossacarídeos como a glicose, frutose e galactose; o sódio também está envolvido no transporte destes monossacarídeos através da parede intestinal. Embora o sal seja a fonte alimentar mais comum para esses elementos essenciais, o sódio também está disponível a partir de vários alimentos que contenham sódio naturalmente.

Íons cloreto também ajudam a manter o volume adequado de sangue, pressão arterial e o pH dos fluidos corporais. O cloreto é um íon extracelular importante e contribui para muitas funções do corpo, incluindo a manutenção da pressão arterial, equilíbrio ácido-base, atividade muscular e a circulação de água entre compartimentos de fluido. O cloreto é o principal componente do ácido clorídrico, que é necessário para a digestão de proteínas.

Os sintomas de hipocloridria (baixa de ácido clorídrico) incluem distensão abdominal, acne, deficiência de ferro, arrotos, indigestão, diarreia e várias alergias alimentares. O cloreto é disponível em muito poucos alimentos e o cloreto adequado deve ser obtido do sal”.

O sal recebeu a acusação enquanto a frutose é realmente a culpada?

Muitos provavelmente já ouviram sobre a dieta DASH, que significa abordagens dietéticas para parar a hipertensão (Dietary Approaches to Stop Hypertension), e que é muito pobre em sal, que consiste principalmente de frutas frescas e legumes, proteínas magras, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Esta é a dieta utilizada no estudo DASH-sódio (3) – único estudo que foi conduzido para determinar se uma dieta com baixo teor de sal seria ou não controladora da hipertensão arterial.

Pessoas em dietas DASH apresentaram hipertensão arterial reduzida, mas os investigadores estavam tão ansiosos e pessoalmente interessados em provar sua teoria sobre o sal que eles ignoraram completamente outros fatores – como o fato de que a dieta DASH é também muito baixa no teor de açúcar, incluindo frutose.

A hipertensão realmente é promovida muito mais pela frutose em excesso do que excesso de sal, e a quantidade de sal que os americanos consomem é pálida em comparação com a quantidade de frutose que consomem diariamente. Estou convencido que o açúcar/frutose — em vez de sal — é a principal força motriz das nossas disparadas taxas de hipertensão. (Se você está lutando com hipertensão, você pode ler minhas recomendações completas para normalizar sua pressão arterial – ver no site www.mercola.com). A pressão arterial cai tanto nos estudos com redução de açúcar como no estudo DASH-sódio, mas este fato foi convenientemente ignorado.

Sal está realmente ligado a doença cardíaca?

No ano passado uma meta-análise de sete estudos envolvendo mais de 6.000 pessoas não encontrou nenhuma evidência forte de que o corte na ingestão de sal reduza o risco de ataques cardíacos, derrames ou mortalidade (4). Na verdade, foi a restrição do sal que na verdade aumentou o risco de morte em pessoas com insuficiência cardíaca.

Além disso, uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Médica Americana revelou que quanto menossódio é excretado na urina (um marcador de consumo de sal), maior o risco de morrer de doença cardíaca (5). O estudo seguiu 3.681 europeus de meia idade saudáveis por oito anos. Os participantes foram divididos em três grupos: baixo sal, sal moderado e alto consumo de sal. Os pesquisadores controlaram as taxas de mortalidade para os três grupos, com os seguintes resultados:

1. Grupo de pouco sal: 50 pessoas morreram;

2. Grupo sal moderado: 24 pessoas morreram;

3. Grupo de muito sal: 10 pessoas morreram.

O risco para doenças cardíacas foi 56% mais alto para o grupo com baixo teor de sal do que para o grupo que comeu mais sal! Alguns estudos têm demonstrado um benefício modesto na restrição de sal entrealgumas pessoas com pressão arterial elevada, mas as evidências não se estendem para o resto da população.

Notas da WAPF:

“Apesar do consumo de sódio em excesso provocar o aumento da pressão arterial em certos indivíduos sensíveis, o aumento do consumo de sal não aumenta a pressão arterial na maioria das pessoas. Em uma população média quando ocorre uma redução na ingestão de sal, cerca de 30 por cento vai experimentar uma pequena redução na pressão de sangue (entre um e quatro mm de Hg), enquanto cerca de 20 por cento vai experimentar um aumento semelhante da pressão arterial.

Os restantes 50% da população não irão mostrar nenhum efeito ao final com a redução do consumo de sal. Na maioria das pessoas, até mesmo um aumento significativo no consumo de sal não vai aumentar pressão arterial. … Enquanto a restrição de sal pode beneficiar uma pequena percentagem de pessoas com pressão arterial elevada, a ciência não mostra qualquer benefício para a saúde – ou problemas significativos de saúde – devido à restrição de sal para a maioria da população.”

Perigos de uma dieta com baixo teor de sal

A verdade é que há riscos muito reais de comer muito pouco sal, e toda a população recomendações para restringir a ingestão de sal a níveis muito baixos de fato poderiam aumentar taxas de uma vasta gama de doenças. A WAPF explica, conforme relatado pelo Globe Newswire:

“Estudos recentes mostram uma correlação de restrição sal com insuficiência cardíaca aumentada e resistência à insulina levando ao diabetes. Estudos mostram que mesmo modestas reduções no sal causam um aumento do risco de doença cardiovascular. Maior incidência de marcadores inflamatórios e lipoproteínas alteradas também são encontradas por pesquisadores avaliando aqueles em dietas de redução de sal. Esses fatores são precursores para a síndrome metabólica, que prediz diabetes e problemas no coração.”

Em um estudo de pesquisadores de Harvard, uma dieta com restrição de sal conduz a um aumento na resistência à insulina, que é um fator de risco para diabetes tipo 2 – e a mudança ocorreu em apenas sete dias! (6) Outra pesquisa encontrou que a restrição de sal pode desempenhar um papel no:

•  Aumento das taxas de morte entre pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2;

• Aumento das quedas e fraturas de quadris e diminui as habilidades cognitivas, entre os idosos;

• Nascimento de bebês com baixo peso;

• Desenvolvimento neurológico deficiente infantil.

Existe também uma condição em que você tem muito pouco sódio. Isso é conhecido como hiponatremia, onde os níveis de fluido do seu corpo aumentam e suas células começam a inchar. Este inchaço pode causar uma série de problemas de saúde, de leve a grave. No seu pior, a hiponatremia pode ser ameaçadora a vida, levando ao edema cerebral, coma e morte. Mas entre leve a moderada, a hiponatremia tem muitos efeitos sutis que você ou seu profissional de saúde pode até mesmo não conectar como um problema de deficiência de sódio, incluindo:

Náuseas, vômitos e alterações no apetite;

Dor de cabeça, Confusão e Alucinações;

Perda de energia e Fadiga;

Incontinência Urinária;

Nervosismo, inquietação e irritabilidade e outras alterações de humor;

Fraqueza muscular, espasmos ou cãibras;

Convulsões, inconsciência, coma.

Há também outros perigos com a restrição de sal que a WAPF delineou em seu relatório – perigos que muitos não vão reconhecer:

• Substitutos químicos do sal: Como os fabricantes de alimentos buscam reduzir os níveis de sal nos seus alimentos, substitutos de sal como Senomyx estão em ascensão. Junto com perigos potenciais do Senomyx em si (que não requer testes exaustivos e, como a WAPF coloca “parece ser nada mais ou menos como uma droga neurotrópica”), é possível que comer alimentos com sabor salgado, mas que na verdade não satisfazem nossas exigências de sódio podem nos fazer comer mais e mais até que essas necessidades sejam cumpridas… uma receita perfeita para a obesidade.

• Uma perda de alimentos densos em nutrientes: Certos alimentos nutritivos, como o queijo de leite bruto e legumes lacto-fermentados, dependem de altos níveis de sal para sua produção. Se o sal se tornar cada vez mais restrito, isso pode prejudicar a produção desses alimentos densos em nutrientes.

Alguns tipos de sal são mais perigosos

Quando você adiciona sal à sua dieta, o tipo de produto faz a diferença. O sal de mesa da atualidade tem praticamente nada em comum com o sal natural. Um é prejudicial à saúde, e o outro é a cura. O sal natural tem 84% de cloreto de sódio e o sal industrializado tem 98 por cento!

Então, o que compreende o restante de cada um?

Os restantes 16% de sal natural consiste de outros minerais que ocorrem naturalmente, incluindo minerais como silício, fósforo e vanádio. Mas os restantes dois por cento do outro sal é composto de substâncias químicas sintéticas ou artificiais, tais como absorventes de umidade e um pouco de iodo.

Você poderá ficar tentado a pensar “sal é sal”, mas até mesmo a estrutura do sal processado foi radicalmente alterada no processo de refinação. O sal refinado é seco em temperaturas acima de 1.200 graus Fahrenheit (649° C), e este calor excessivo é fator isolado de alteração da estrutura química natural do sal. O que resulta depois é no sal de mesa comum quimicamente “limpo” de cloreto de sódio.

O sal processado não é cloreto de sódio puro, mas 97,5% de cloreto de sódio com adição de agentes secantes que correspondem aos 2,5% restantes. Essas são substâncias químicas perigosas como o ferrocianeto e o silicato de alumínio.

Alguns países europeus, onde a fluoretação da água não é praticada, também adicionam flúor ao sal de mesa. Na França, 35 por cento de sal de mesa vendido contem fluoreto de sódio ou fluoreto de potássio e o uso de sal fluoretado é difundido na América do Sul.

Mais de 80 por cento do sal que a maioria das pessoas consome provém de alimentos processados. Com efeito, há demasiado sódio nos alimentos processados. Mas você não deve comer esses alimentos enfim — sódio é apenas um dos muitos ingredientes dos alimentos industrializados que podem afetar negativamente a sua saúde. O sal adicionado a esses alimentos de conveniência é branqueado, deficiente em oligo-minerais e praticamente apenas sódio — ao contrário de sal natural, que é menos rico em sódio.

Quanto mais você pode mover em direção a uma dieta de alimentos todo orgânicos em seu estado natural, você vai ser o mais saudável — sejam vegetais, carne, produtos lácteos ou sal.

Tendo em conta que o sal é absolutamente essencial para a boa saúde, eu recomendo limitar o consumo de alimentos processados (muitos dos quais são ricos em sal transformado) e do sal refinado e substituir para um sal puro, não refinado. Meu favorito é um sal marinho antigo, natural do Himalaia.

Então, de um modo geral, é perfeitamente apropriado salgar a sua comida com gosto, uma vez que o sal que você esteja usando seja natural e não refinado. Se você estiver se exercitando com energia, ou esteja no meio de uma onda de calor, você pode ser exigido em mais sal do que em um dia fresco quando você está relaxando.



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