Antioxidantes e quimioterapia.

 

A inflamação é uma resposta natural e necessária do nosso corpo, substâncias inflamatórias são produzidas durante este processo, o que pode ser nocivo para os nossos tecidos, porém os antioxidantes como vitaminas C e E, ajudam a suprimir esta resposta inflamatória e restaurar nosso organismo.

Drogas utilizadas nos tratamentos de quimiterapia produzem uma inflamação grave no nosso corpo, e essa resposta inflamatória em particular, ajuda a matar as células cancerosas, porém, prejudica todos os tecidos saudáveis do nosso corpo.

Alguns profissionais da saúde não se sentem seguros quanto a prescrição de suplementos antioxidantes durante a quimioterapia por acreditar que estes podem reduzir a eficácia do tratamento.

Em um artigo recente na revista Alternative and Complementary Alternatives, a Dra. Keith Block, afiliada à University of Illinois e especialista em câncer, discutiu a revisão de mais de 2.300 estudos sobre o uso de antioxidantes durante os tratamentos de quimioterapia, e seu relatório final é muito reconfortante.

Em resumo, os antioxidantes muitas vezes podem ajudar a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, e isso pode permitir que os pacientes concluam o curso total da medicaçãoo sem interrupção, que por sí só leva a melhores resultados. Certos antioxidantes também podem aumentar a eficácia da quimioterapia, reduzir a toxicidade a longo prazo e aumentar o índice de sobrevivência.

Em um artigo recente, ao observar o impacto dos antioxidantes em mulheres chinesas em tratamento contra câncer de mama, decobriu-se que o uso de suplementos vitamínicos antioxidantes nos primeiros seis meses após o diagnóstico resultou em uma redução ainda maior do risco de mortalidade e recorrência do câncer.

Outros estudos sugeriram benefícios ao tratamentos com a utilização de melatonina, glutationa e coenzima Q10, especificamente.

Sendo assim, hoje, pode-se considerar que a dieta balanceada rica em alimentos antioxidantes além de complementos como óleo de peixe, coenzima Q10, vitamina C, vitamina E e selênio podem ajudar significativamente no tratamento de doenças como câncer.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais