Laranja e limão contra as temíveis pedras

   
 

 

Além de medicação para evitar a formação de pedras nos rins, os pacientes muitas vezes são orientados a estabelecer mudanças na alimentação. Uma delas é passar a tomar mais suco de frutas cítricas. O citrato presente nas frutas reduz a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum) e diminui a acidez da urina, mais ou menos como o citrato de potássio, medicação para pedras nos rins. O consumo de alimentos como laranja e limão ajuda a inibir a formação das temíveis pedras. Isso porque essas frutas cítricas contêm citrato, substância que dificulta a atração entre as partículas formadoras de cálculos renais.

Pedra nos rins
Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte, que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.
A laranja
Seja in natura ou na forma de suco, a laranja é uma das frutas mais comuns e de maior benefício para a saúde encontrada nas cestas de compras de feiras e supermercados. Além do sabor e da praticidade, seu consumo é um grande aliado de quem quer cuidar bem do organismo naturalmente. Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. Ajuda de várias formas o organismo, sem contar o antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. A fruta também possui algumas substâncias que ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue.

Diagnóstico
Além das evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), cálculos renais podem ser diagnosticados por raios-X de abdômen, ultrassom ou pela urografia excretora, um exame mais específico das vias urinárias.

Fato
Nem todas as pessoas terão pedra nos rins, mas aproximadamente uma em cada 200 pessoas desenvolve pedra no rim. Cerca de 80% destas pessoas eliminarão a pedra espontaneamente, junto com a urina. Os 20% restantes necessitarão de alguma forma de tratamento. As pessoas que já tiveram pedra nos rins têm uma chance de 50% de desenvolver um novo cálculo renal nos próximos cinco a 10 anos.

O limão
O limão é um alimento que não é muito consumido pela população, mas este tem propriedades medicinais. Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides. Ele é empregado como arma eficaz contra alergias, infecções, câncer, arteriosclerose e muitos outros benefícios, como a diminuição do colesterol. Rico também de vitamina C e sais minerais, é um ótimo alimento para prevenir e curar a gripe. O limão não agride o aparelho digestivo. Ao contrário, ele age como cicatrizante.


Fonte: JORNAL DO POVO – RS



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais