Saw Palmetto e Calvice

Serenoa Repens (Saw Palmetto)

Serenoa repens é uma espécie de vegetal do género botânico pertencente à família Arecaceae.

Os extratos deste vegetal são usados pela medicina como antiandrógeno e antiedematoso. Nome científico: Serenoa repens (W. Bartram) Small.

Outros nomes populares: serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês, italiano), sägepalme (alemão). Cabbage Palm, Fan Palm, Sabal, Scrub Palm.

Constituintes químicos: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lípase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.

Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-seborréica, antiestrogênica, diurética, inibidora das células prostáticas, rejuvenescedora sexual.

Indicações: queda de cabelos, tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias), impotência sexual, aumentar a libido, hiperplasia da próstata; afecção cutânea, eczema. Vem sendo empregado contra o câncer benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido. Alivia a micção noturna freqüente, aumenta o jato urinário, alivia a inflamação da próstata e trata as infecções do trato urinário.

NOTAS: 1 - O seu uso principal com resultados sem similar é para hiperplasia benígna da próstata. Para outros usos, há fitoterápicos com ações mais efetivas. Ex.: para problemas sexuais (libido, infertilidade, etc) há o Androsten (Tribulus terrestris L.).

2 - Há controvérsia em relação à indicação para impotência e aumento da libido, pois o mecanismo de ação da Serenoa repens é similar ao da droga finasterida. Finasterida é um inibidor de 5-alfa-reductase no tratamento da hiperplasia prostática e tem em 5% dos casos efeitos colaterais que incluem diminuição da libido e impotência. Apesar de o mecanismo de ação do Saw Palmetto (Serenoa repens) ser similar ao da finasterida não há estes efeitos. Se há impotência por qualquer desordem prostática, como inflamação, uma vez tratando da mesma, também há melhora no desempenho sexual. Herbalistas, do mundo inteiro, recomendam Serenoa repens como um afrodisíaco. Efeitos colaterais associados a essa palmeira são inexistentes. Realmente é indicada para impotência sexual e inapetência sexual. Há centenas de indicações na própria internet, tais como:

http://www.enetural.pt/print_produto.aspx?ido=269. Saw palmetto (Serenoa repens/Palmeira anã). "Os estudos farmacológicos demonstram que esta planta, uma pequena palmeira nativa da América do Norte, possui actividade antiandrogénica, antiproliferativa e anti-inflamatória. A acção antiandrogénica deve-se à sua capacidade de inibir a actividade da 5 alfa-redutase, enzima que transforma a testosterona em dihidrotestosterona, a hormona responsável pelo aumento da próstata. A acção antiproliferativa das células prostáticas deve-se à redução da concentração do factor de crescimento epidémico e, por último, a sua acção anti-inflamatória é conseguida pela redução da fosfolipase A2, da 5-Upoxigenase e da cicloxigenase, bem como das enzimas responsáveis pela síntese das prostaglandinas e dos leucotrienos, responsáveis pelo aparecimento do edema, causador do desconforto urinário. Ao nível dos sintomas, verificam-se algumas melhorias, como o aumento do jacto urinário, a redução do número médio de micções nocturnas e diurnas, a diminuição do resíduo urinário e da dor ao urinar. A Saw palmetto, ao contrário dos fármacos mais usados para tratar a HBP, não tem efeitos adversos na função sexual, pois não diminui a potência, nem o apetite sexual. A Saw palmetto é bem tolerada, tem eficácia clínica bem demonstrada e melhora significativamente a qualidade de vida do doente com H.B.P."

http://74.125.47.132/search?q=cache:QDUACWRx3YQJ:www.projetodiretrizes.org.br/5_volume/24-Hiperpla.pdf+hiperplasia+prostatica+benigna&cd=2&hl=en&ct=clnk&lr=lang_pt " A diretriz de 2006 para a sociedade brasileira de Urologia não indica o tratamento fitoterápico com esta planta, não por desconhecer seus efeitos benéficos e sim por falta de estudos sobre a planta e seus efeitos a longo prazo"

http://www.pharmastore.co.pt/pt/shop/sexo/twin-lab-male-fuel.html. "A Saw palmetto, ao contrário dos fármacos mais usados para tratar a HBP, não tem efeitos adversos na função sexual, pois não diminui a potência, nem o apetite sexual."

http://www.vitabrasilnet.com.br/saw_palmetto.htm Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.

http://www.vitabrasilnet.com.br/prostata.htm. "O Saw Palmetto (Serenoa Repens) é uma substância natural, que há muito tempo vem sendo usado por naturalistas para a bexiga, problemas urinários e também como afrodisíaco. O ingrediente ativo que tem sido encontrado é o extrato lipoesterólico do Saw Palmetto. Estudos recentes têm demonstrado a habilidade deste extrato em inibir a enzima responsável pela produção de DHT e, portanto, reduzir eficazmente os problemas associados ao início da hiperplasia da próstata (HPB ou BHP em inglês) tais como: ..."

http://www.ednatureza.com.br/palmetto.htm. "... Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.

... Na verdade, Saw Palmetto se mostrou mais eficaz no tratamento de BPH do que o medicamento usual Proscar ( 5% dos pacientes utilizando Proscar sofreram de diminuição da libido, desordens ejaculatórias, e até impotência ). "

http://www.ERVASDOSITIO.com 03/03/2002. (nota: em função do alto nível de seu conteúdo o acesso ao mesmo, atualmente é pago). "saúde: Vem sendo empregado contra tumores benignos de próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona, hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido."



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais