Coerência Cardiaca Saiba Mais

Equilíbrio emocional pode ser alcançado por meio de jogos interativos

O controle da frequência cardíaca também é fundamental. A tecnologia criada em centro de inovação ligado à Universidade de São Paulo ajuda pessoas com estresse e ansiedade

Se você sofre de estresse ou de males relacionados a esse problema, como ansiedade, colesterol alto e depressão, um equipamento que une jogos de computador a um medidor de frequência cardíaca pode servir como alívio. Denominada cardioEmotion, a tecnologia fornece o chamado biofeedback cardiovascular (informações sobre o comportamento do coração em tempo real) para que o usuário realize exercícios que o ajudem a alcançar o equilíbrio emocional.

Denominado cardioEmotion, equipamento une jogos de computador a um medidor de frequência cardíaca (NPT/Divulgação)
Denominado cardioEmotion, equipamento une jogos de computador a um medidor de frequência cardíaca
 Desenvolvido pela Neuropsicotronics (NPT), empresa incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), o recurso mede as respostas fisiológicas do coração por meio da variabilidade da frequência cardíaca. A medida representa o intervalo entre duas pulsações consecutivas, o chamado intervalo RR. Da idealização à fase de comercialização, o desenvolvimento do cardioEmotion demandou seis anos, tempo que incluiu testes, registro do pedido de patente e de direitos autorais. Desde o lançamento, em março de 2012, o aparelho tem apresentado resultados comprovados no reequilíbrio das emoções por meio da coerência cardíaca, estado fisiológico em que isso ocorre.

“A ideia de criar o cardioEmotion partiu da observação da baixa qualidade de vida que a população do país tem apresentado. O estresse, por exemplo, atinge cerca de 85% dos brasileiros. A síndrome de burnout (estresse, ansiedade e depressão relacionados ao trabalho) degrada a vida de mais de 30% dos trabalhadores, principalmente das mulheres. A depressão atinge níveis epidêmicos: estima-se que uma entre cada grupo de cinco pessoas vai padecer desse mal nos próximos anos. E isso é mundial”, enumera o professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) Marco Fabio Coghi.

Usuária utiliza o equipamento para atingir um estado emocional equilibrado: diferentes opções de jogos, apresentados por um monge virtual (NPT/Divulgação)
Usuária utiliza o equipamento para atingir um estado emocional equilibrado: diferentes opções de jogos, apresentados por um monge virtual
O especialista explica que o estresse crônico tem como característica aumentar a liberação do hormônio cortisol no organismo. “Essa elevação prejudica o sistema imunológico, inibindo sua funcionalidade normal. Assim, pessoas estressadas têm como consequência gripes e resfriados de repetição e aparecimento de herpes labial, para citar apenas algumas doenças mais comuns.”

Principal idealizador do aparelho, ao lado de um time de 11 profissionais, Coghi afirma que, pelo fato de a coerência cardíaca representar o equilíbrio do sistema nervoso autônomo, ela pode ser perfeitamente medida por meio do intervalo RR. “Estudos mostram que, quando o intervalo RR é sinusal (em forma de uma onda), entra-se em coerência cardíaca, estado em que respiração, a frequência cardíaca e a pressão arterial estão em sincronia, aumentando a imunidade e regulando alguns hormônios, incluindo o cortisol.”

Para usar o aparelho, a pessoa precisa, antes de tudo, desenvolver uma respiração correta. Nem todo fôlego, aponta o especialista, é coerente, entretanto. “A respiração coerente é medida em Hertz (Hz). Qualquer outra frequência não leva a pessoa ao estado desejado. Você aprende por observação”, explica. Em seguida, é necessária uma espécie de concentração, “quase um estado de meditação”, nas palavras de Coghi, para manter o foco e evitar distrações. A terceira exigência é desenvolver emoções positivas. “No início, esse último ponto pode ser o mais desafiador, mas logo a pessoa consegue se equilibrar e permanecer no estado de coerência cardíaca por minutos ou horas. Uma vez conseguido e mantido esse estado, ele começa a ser interiorizado, na forma de aprendizagem. Há, nesse momento, a formação de sinapses neurais que se fortalecem com a repetição dos treinamentos. Mas é tudo muito simples e interativo.”

Desde o lançamento, em março de 2012, o aparelho tem apresentado resultados comprovados no reequilíbrio das emoções por meio da coerência cardíaca, estado fisiológico em que isso ocorre (NPT/Divulgação)
Desde o lançamento, em março de 2012, o aparelho tem apresentado resultados comprovados no reequilíbrio das emoções por meio da coerência cardíaca, estado fisiológico em que isso ocorre
Estimulação em temas
Nove jogos interativos protagonizados pelo personagem Mestre Zenn (um monge virtual que aparece como tutor do programa) trabalham temas como criatividade, amor, bons sonhos, imaginação, paz, autocontrole, renovação e aconchego para ajudar o usuário a alcançar um equilíbrio emocional e, consequentemente, um estado de coerência cardíaca.

A diversidade de temas, aponta Coghi, foi elaborada para estimular a prática de biofeedback de acordo com a afinidade de cada pessoa com os jogos. “São temas relacionados às emoções positivas, base de nosso produto. Não fomentamos ações de destruição, matança, sangue ou competição exacerbada, pois estimulam o sistema nervoso simpático, favorecendo o desequilíbrio emocional com reflexos na saúde física. Acreditamos no antigo ditado ‘mente sã, corpo são’, pois as doenças psicossomáticas se produzem por meio desse desequilíbrio”, avalia.

Por fim, o professor sustenta a tese de que, quando houver estresse e ansiedade, haverá espaço para o desequilíbrio físico-emocional. “Aí, o biofeedback cardiovascular pode ser de grande valia. O aparelho ensina você a entrar em coerência cardíaca, e o sistema emocional começa a entender que não há ameaça. O coração entra em harmonia e equilíbrio. A normatização do uso da variabilidade cardíaca existe desde 1996, e nosso produto foi certificado a partir dessa norma”, explica o professor da Unicid.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais