Estimulação Magnética e Enxaqueca

Estimulação magnética transcraniana pode prevenir e tratar crises de enxaqueca

Instituto britânico revelou os resultados de uma série de testes clínicos, mostrando a eficácia desse tratamento

Mais da metade dos brasileiros terá ao menos uma crise de dor de cabeça na vida. Algumas pessoas, menos sortudas, sofrem com enxaqueca, tendo esse incomodo com uma maior frequência, principalmente quando são estimuladas por luz, cheiros ou mesmo estresse.

Um dos tratamentos que vem sendo muito estudado é a estimulação magnética transcraninana, que consiste no uso de uma bobina (um instrumento de metal circular) acima da cabeça da pessoa. Acredita-se que o campo magnético criado possa amenizar essas dores, mas no geral a comunidade científica queria mais evidências sobre a eficácia desse tratamento. 

Em janeiro de 2014, o National Institute for Health and Care Excellence divulgou o resultado de uma série de estudos clínicos sobre o método, que mostram resultados bem positivos em sua atuação contra as dores de cabeça.

Um primeiro estudo, feito com 164 pessoas, mostrou que após duas horas com o tratamento, 39% dos pacientes já não apresentavam nenhuma dor, enquanto após 24h, mais 29% estavam se sentindo melhores. Uma segunda pesquisa mostrou que aproximadamente 75% dos pacientes que receberam o tratamento repetitivamente apresentaram redução nas crises. Inclusive, uma das pacientes que tinha uma crise ao dia, relatou o espaçamento de até 10 dias sem dores de cabeça.

A conclusão é que o tratamento pode ser útil para aqueles que não conseguem encontrar alívio ou melhora em métodos convencionais, como analgésicos e anti-inflamatórios. Hoje esse tratamento é mais usado no Brasil para o tratamento de depressão e alucinações auditivas.

Trate sua dor da forma certa
Muitas vezes o que torna dor de cabeça tão insuportável é o tratamento incorreto. A grande maioria das pessoas, infelizmente, costuma procurar atendimento médico apenas quando a dor aparece com crises intensas e, principalmente, muito frequentes. Mas esse é apenas um dos equívocos quando o assunto é tratar a cefaleia. Veja outros sete erros e elimine a dor de cabeça junto com esses maus hábitos.

 
 
Remédios - Getty Images

Automedicação

O uso excessivo de analgésicos, sem prescrição médica, pode transformar uma dor de cabeça esporádica em crônica, ou seja, quase diária. "Quanto mais se toma analgésicos, menos efeito eles fazem, o que pode fazer a pessoa procurar remédios mais potentes, ou aumentar sua dose, levando a um perigoso círculo vicioso de dor", explica a neurologista Thaís Rodrigues Villa. O uso excessivo de medicações analgésicas é hoje a principal causa da enxaqueca crônica. "Analgésicos são medicações necessárias e excelentes para o tratamento das crises de dor aguda - o problema é a forma indiscriminada com que são usados, sem um diagnóstico e orientação médica adequada", explica. Ao procurar um médico para tratar a dor, muitos pacientes tem que ser "desintoxicados" de todos esses remédios. Ou seja, todos os medicamentos utilizados são suspensos, para que o tratamento que vai prevenir a dor crônica funcione. 



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais