Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva Modalidade avançada de tratamento da depressão

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma nova modalidade de tratamento médico capaz de estimular o cérebro através de um método indolor, não-invasivo e simples de ser aplicado. É realizada através de um aparelho estimulador do qual sai um cabo que termina em uma bobina. Através da bobina passa uma corrente elétrica de alta intensidade que cria um campo magnético (como um eletro-ímã) focalizado. A bobina é colocada próximo à região que se quer estimular.

Dependendo da necessidade de cada paciente, o campo magnético do aparelho pode ser ajustado para induzir alterações inibitórias ou excitatórias na região cerebral a qual se quer estimular. A intensidade do estímulo também pode ser regulado de acordo com as necessidades individuais de cada um, por isso a avaliação inicial antes do tratamento é fundamental para a personalização do tratamento.

Atualmente a Estimulação Magnética Transcraniana vem sendo amplamente estudada e tratada em diversas doenças, tais como: tratamento da depressão, fibromialgia, dor crônica, ansiedade, esquizofrenia, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtornos de deficiência de atenção com ou sem hiperatividade, transtorno do stress pós-traumático (TSPT), reabilitação do AVC, tiques, síndrome de Tourette, epilepsia, esclerose múltipla, zumbido, doença de Parkinson, transtorno bipolar entre outras.

 

O primeiro equipamento de Estimulação Magnética Transcraniana ou EMT semelhante ao que é utilizado hoje surgiu em 1975 na Grã-Bretanha.  Em 1985, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) foi desenvolvido para uso científico no Reino Unido por Dr. Anthony Baker. Em 1992, a Estimulação Magnética Transcraniana começou a ser aplicada para tratamento da depressão. A técnica foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA, em 2008. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana em março de 2006. 

 

No Brasil, os melhores centros acadêmicos em medicina como a USP, já possuem há muitos anos um setor específico para Estimulação Magnética Transcraniana. No Rio de Janeiro, em 2006, eu fui o primeiro médico a utilizar o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana na Clínica Neurológica do Hospital Naval Marcílio Dias para tratamento da Depressão, dor crônica, reabilitação do AVC e doença de Parkinson. Em 2008 fundei a primeira clínica de neurologia com Estimulação Magnética Transcraniana no  Rio de Janeiro.

 

Antes de iniciar o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana o paciente é devidamente avaliado pelo médico . O número de aplicações não é padronizado, cadas caso deve ser avaliado individualmente. Há um certo consenso de que não deve ser previamente fixado, pois depende de vários fatores como: diagnóstico, gravidade, refratariedade e cronicidade. Após a consulta especializada em neurologia e Estimulação Magnética Trasncranina (EMT) com duração média de 1hora e meia, é traçado um plano de tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana, ou seja, área cerebral a ser estimulada, a intensidade do estímulo, duração de cada sessão e frequência (inibitória x excitátoria).  

 

A maioria dos pacientes requerem entre 10 a 20 sessões. Após estas sessões iniciais as sessãos de Estimulação Magnética Transcraniana podem ser espaçadas gradativamente e ser realizado o tratamento de manutenção (por ex: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, conforme a avaliação e indicação). Cada sessão de Estimulação Magnética Transcraniana tem duração média aproximada de 30 minutos. O local de aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é realizado em uma sala especial na própria Clínica Neurológica.

 Características do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana ou EMT:

  • É praticamente isenta de efeitos colaterais (quando realizado de maneira personalizada)
  • Rápida resposta ao tratamento (depende da individualidade de cada pessoa)
  • Tratamento seguro, não invasivo e não requer anestesia (quando realizado por médico)
  • O tratamento é definido individualmente com cada paciente.
  • Não é preciso interromper tratamento com medicamentos para iniciar a EMTr.

 

 

 



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais