Níveis de hormônios sexuais e o coração

Níveis de hormônios sexuais oferecem indicação de parada cardíaca súbita

Níveis de hormônios sexuais oferecem indicação de parada cardíaca súbita

Noventa e cinco por cento das paradas cardíacas súbitas são fatais e cinco milhões de pessoas morrem anualmente de parada cardíaca em todo o mundo. Para melhorar a prevenção, cientistas estão buscando sinais que prevejam esse evento. Pesquisadores americanos acabaram de descobrir que o nível de certos hormônios sexuais fornece indicações. O estudo foi publicado na "Heart Rhythm".

Os dados analisados foram extraídos do Estudo de morte súbita inesperada (Sudden Unexpected Death Study) de Oregon, que incluiu todas as mortes relacionadas a causas cardíacas em Portland e áreas adjacentes ao longo de vários anos. Os pesquisadores no Instituto do Coração Cedars-Sinai em Los Angeles (Califórnia) analisaram os níveis de hormônios no sangue de 149 pacientes com morte cardíaca súbita e os compararam aos níveis de 149 sujeitos do estudo que tiveram doença da artéria coronária, mas não tiveram parada cardíaca súbita.

O estudo mostrou que homens com parada cardíaca súbita tinham níveis mais baixos de testosterona: 4,4 nanogramas por mililitro, comparados a 5,4 nanogramas no grupo controle. Os níveis de estradiol eram mais altos em ambos os sexos que sofreram parada cardíaca súbita: nos homens, 68 picogramas por mililitro, comparados a 52 picogramas; nas mulheres, 54 comparados a 36 picogramas.

"Esta foi a primeira vez em que foi relatada uma associação entre níveis de hormônios sexuais e parada cardíaca súbita", disse o líder do estudo, Sumeet Chugh. Entretanto, os resultados ainda precisam ser confirmados em outros estudos.



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais