Progesterona Creme Natural

Creme com Progesterona Natural 


Molécula de Progesterona Natural
Molécula de Progesterona Natural (C21H30O2)


Obs.: 1) Ver também Múltiplas Funções de um Notável Hormônio  2) Ver de onde provém a progesterona usada nos cremes.

A progesterona natural (bioidêntica) está sendo cada vez mais usada para resolver problemas de desequilíbrio hormonal, sem apresentar os riscos associados à tradicional terapia de reposição de hormônios. 

O médico norte-americano John R. Lee recomenda o uso de cremes transdérmicos com progesterona bioidêntica. Por esse método, o creme é rapidamente absorvido pela pele e a progesterona é armazenada no tecido gorduroso, para posterior distribuição no organismo. 

Cremes transdérmicos com progesterona natural (bioidêntica) são hoje encontrados em dezenas de sites na Internet, oferecidos por empresas de todos os portes e griffes, na maioria dos países do chamado "primeiro mundo". 

Os cremes fabricados no exterior variam muito quanto a preço e qualidade. E o fato de serem feitos no "primeiro mundo" não os isenta de problemas, como formulação inadequada. Segundo o dr. Lee, a mulher precisa de 20 a 24 miligramas diárias de progesterona (a quantidade que o próprio organismo produz -- quando ainda produz). Portanto, o creme deve ser formulado para conter essa proporção. [Mulher na menopausa: clique aqui para ver nota sobre a versão revisada do livro do Dr. Lee]. No caso masculino (ver progesterona também para homens?), a dose recomendada deve ser a metade, ou seja, entre 10 e 12 miligramas por dia. 

Aqui no Brasil, os cremes somente podem ser encontrados em farmácias de manipulação. Em princípio, qualquer farmácia de manipulação pode fazer o creme. Segundo o Dr. John Lee, porém, um bom creme não deve conter substâncias consideradas prejudiciais à saúde (propileno glicol ou parabenos), deve ser do tipo mais simples possível (não precisa "acessórios" como aloe vera, vitamina E, etc), e não deve conter óleo mineral (petrolato), pois ele prejudica a absorção da progesterona. Além disso, o usuário deve certificar-se de que o princípio ativo é mesmo progesterona bioidêntica (C21H30O2) micronizada, padrão USP. Em caso de dúvida, peça uma cópia do laudo técnico fornecido pelo importador.



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais