Vitamina K2

Para tratamento de diversas doenças autoimunes, como Esclerose Múltipla, o uso da vitamina D3 em altas doses é essencial. Para tanto, é preciso aliar o tratamento com uma dieta equilibrada, com os nutrientes e vitaminas certos. E explico o porquê. A vitamina D3 aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, porém, essa absorção pelo organismo fica sem o devido direcionamento. O cálcio deve ser direcionado para que se fixe essencialmente nos ossos. Esse aumento de absorção do cálcio promovido tão somente pela vitamina D3 pode trazer efeitos danosos à saúde, como calcificação de alguns órgãos, como rins e artérias coronárias.

Bom, com isso surgem em alguns tratamentos à base de altas doses de vitamina D3 a restrição no consumo de alimentos com cálcio, restringindo, por exemplo, o leite e laticínios em geral. Assim, o nível de cálcio no sangue poderia manter-se estável, mesmo com altas doses da vitamina D3, já que esta potencializa a sua absorção. Porém, considero equivocada a indicação de restrição do cálcio da maneira acima mencionada. Questiona-se: e esse ‘pouco cálcio’ estaria ainda sendo direcionado corretamente no organismo? E quais os efeitos no organismo e na saúde óssea a médio e longo prazos (após 1 ou 2 anos) pelo baixo consumo de cálcio?

É sabido que baixa ingestão de cálcio terá como conseqüência inevitável a diminuição da densidade óssea, levando a pessoa a ter osteopenia e osteoporose. Algo que poderia ser evitado facilmente com a dieta certa, como veremos a seguir.

Para evitar os riscos advindos do uso em tratamento de altas doses de vitamina D3 conforme relatado acima, é preciso aliar este tratamento a uma dieta com a vitamina K2 –MK7. A vitamina K2-MK7 direciona o cálcio presente no organismo [potencializado pela vitamina D3], para o local correto: os ossos. Com isso, além de melhorar a densidade óssea, prevenimos e tratamos casos de osteopenia e osteoporose. Os ossos se fracos, fortalecerão em qualquer idade! Isso mesmo: em qualquer idade!

Por isso, para evitar qualquer ‘toxidade’ com o uso de vitamina D3 em altas doses, ela deverá ser conjugada com a vitamina K2-MK7 (Vitamin D toxicity redefined: vitamin K and the molecular mechanism. Med Hypotheses. 2007;68(5):1026-34. Epub 2006 Dec 4.). É o modo mais saudável e seguro de se efetuar o tratamento à base de vitamina D3 em suas altas doses, isto é: não restringindo o cálcio e incluindo na dieta a vitamina K2-MK7.Neste tratamento de altas doses de vitamina D3, penso que é preferível assegurar o correto direcionamento de cálcio presente no corpo por meio da vitamina K2, do que restringir o seu consumo (de cálcio), e ficar propenso ao desenvolvimento de osteopenia e osteoporose.

Segundo o conceituado pesquisador Dr. Gustavo Molina, “a vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea juntamente com Citrato de magnésio. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias. Fica evidente a importância da vitamina K2 para nosso organismo, pois sem ela a ação da vitamina D poderia causar depósito de cálcio nas artérias ao invés de penetrar nos ossos podendo inclusive levar a ataques cardíacos.”

Corroborando com esse entendimento, Doutor Wilson Rondó, médico especializado em Medicina Ortomolecular e autor de 7 livros, explica que:

“Já não é novidade que a vitamina D desempenha um importante papel na absorção de cálcio promovendo uma melhora significativa nos ossos. Porém, as novas evidências indicam que é a vitamina K2 quem direciona o cálcio para ser absorvido pelo esqueleto, evitando que esse cálcio se deposite em locais inapropriados, tais como nas articulações (artroses), nas artérias (aterosclerose) e nos órgãos (cálculo vesicular, cálculo renal, catarata). A vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a assimilação do cálcio na matriz óssea. A osteocalcina evita ainda que o cálcio se deposite nas artérias. Fica evidente a importância da vitamina K2 para nosso organismo, pois sem ela a ação da vitamina D poderia causar depósito de cálcio nas artérias ao invés de penetrar nos ossos”.

Segundo o médico cardiologista – PhD, Dr. Lair Ribeiro, “a vitamina k2 é a única capaz de prevenir e reverter a aterosclerose”.

Portanto, você que realiza um tratamento a base de vitamina D3 em altas doses e com restrição de cálcio, saiba que estará aumentando muito os riscos de desenvolver graves doenças como osteopenia e osteoporose, por uma simples razão: o cálcio é um mineral essencial para o organismo, e principalmente, para a boa saúde dos ossos. Segundo Dr. Lair Ribeiro, “a osteoporose é uma das principais causas de impossibilidade de locomoção e morte na população idosa“. Dessa forma, evite essa conseqüência danosa tomando os cuidados acima em seu tratamento de saúde.

Veja os depoimentos dos pacientes do Dr. Júlio Caleiro neste link:

https://nutricaobrasil.wordpress.com/depoimentos-tratamento-dr-julio-caleiro/

Página no facebook: https://www.facebook.com/NutricaoNoTratamentoEPrevencaoDeDoencas
Referências:

1. WEBER, P. Vitamin K and Bone Health. Nutrition 17 (10), 880-887, 2000.
2. RUCKER, R. B. Improved Functional Endpoints for Use in Vitamin K Assessment: important implications for bone disease, The American Journal of Clinical Nutrition 65, 883-884, 1997.
3. KANEKI, M., HOSOI. T., et al. Pleiotropic actions of vitamin K: protector of bone health and beyond?.Nutrition 22 (7-8), 845-852, 2006. (Address: Department of Anesthesia and Critical Care, Massachusetts General Hospital, Harvard Medical School, Charlestown, Massachusetts, USA).
4. GELEIJNSE, J.M., VERMEER, C., GROBBEE, D.E., SCHURGERS L.J, KNAPEN, M.H.J., VAN DER MEER, I.M., HOFMAN, A., WITTEMAN, J.C.M. Dietary intake of menaquinone is associated with a reduced risk of coronary heart disease: the Rotterdam Study. J Nutr 134, 3100-3105, November 2004.
5. DANIELS, S. Vitamin K2, but not K1, effective for heart health benefits: Study. NutraIngredients.com,February 12, 2009
6. VERMEER, C., SHEARER, M.J., ZITTERMAN, A., BOLTON-SMITH, C., SZULC, P., HODGES, S., RAMBECK, W., WEBER, P. Beyond deficiency: Potential benefits of increased intakes of vitamin K for bone and vascular health. Eur J Nutr 43 (6), 325-335, December 2004.
7. COCKAYNE, S., ADAMSON, J., LANHAM-NEW, S., SHEARER, M.J., GILBODY, S., TORGERSON, D.J.Vitamin K and the prevention of fractures: Systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Arch Intern Med 166, 1256-1261, 2006.
8. SCHURGERS, L. J., TEUNISSEN, K.J.F., HAMULYAK, K., KNAPEN, M.H.J., HOGNE, V., VERMEER, C.Vitamin K-containing dietary supplements: Comparison of synthetic vitamin K1 and natto-derived menaquinone-7. Blood, 2006.

9. http://www.drrondo.com/vitamina-k2-nutriente-chave-para-saude

10. Vitamin D toxicity redefined: vitamin K and the molecular mechanism.
Med Hypotheses. 2007;68(5):1026-34. Epub 2006 Dec 4.

11. [Efficacy of combined administration of vitamin D3 and vitamin K2 for primary osteoporosis]. Clin Calcium. 2002 Jul;12(7):955-65.

12. Vitamin k2 and Calcium Paradox: How a little-Known Vitamin Could Save Your Life, Dr. Kate Rhéaume, Wiley; 1 edition (November 7, 2011).

13. PDR for Nutritional Supplements, 1st ed. Montvale, NJ: Medical Economics Co.; 2001:288-95.

14. Calcif Tissue Int. 1996 Nov;59(5):352-6.

15. 14th International Workshop on Vitamin D. Bruges, Belgium. 2009

16. GrassrootsHealth Vitamin D Action

17. Am. J. Clin Nutr. March 2004 vol 79 nº3 362-371

18. Vitamina K2, A Irrevogável Vitamina Antienvelhecimento, Dr. Lair Ribeiro.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais