Testosterona não aumenta o risco cardiovascular

Terapia com testosterona não aumenta o risco cardiovascular

Dúzias de estudos não mostrando risco algum foram contrastados por apenas quatro estudos mostrando uma associação negativa.

No passado recente, o uso de suplementos de testosterona foi repetidamente associado a um risco cardiovascular aumentado. Atualmente, uma avaliação realizada por cientistas dos EUA refuta esta suposição. Dúzias de estudos não encontraram esses efeitos, escreveram os pesquisadores na revista “Mayo Clinic Proceedings”.

Para a análise, apenas quatro estudos realizados desde 1940 chegaram à conclusão de que as terapias com suplemento de testosterona elevavam o risco cardiovascular. Dois desses estudos foram duramente criticados na literatura científica por motivos de metodologia, disse o líder do estudo Abraham Morgentaler do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston (Massachusetts).

Os outros estudos, que haviam testado suplementos de testosterona em associação com inúmeras doenças cardíacas (doença arterial coronariana, AVC, angina, insuficiência cardíaca e níveis de colesterol), encontraram, frequentemente, uma correlação entre níveis baixos de testosterona e um aumento da mortalidade. Até mesmo a aterosclerose e a incidência e gravidade da doença arterial coronariana eram mais prováveis com baixos níveis do hormônio. Fatores de risco para doenças cardiovasculares melhoraram durante a terapia com testosterona e taxas de mortalidade diminuíram comparado a homens com níveis baixos de testosterona e que não haviam tomado suplementos.

Além do mais, foi observado que a testosterona tinha efeitos positivos sobre a densidade óssea, o impulso sexual e a energia, segundo o estudo. Estudos também indicaram uma melhora na sensibilidade à insulina, diminuição nos níveis de glicemia e hemoglobina A1C em homens obesos e diabéticos tipo 2, disse Morgentaler.



Outros Artigos

Coenzima Q-10

Coenzima Q-10   Introdução: A Coenzima Q-10, também denominada Ubidecarenona, é uma benzoquinona presente em praticamente todas a

Ler mais

ILIB Laser... Irradiação sanguinea para a saúde

ILIB O que é ? Intravasculas Laser Irradiation of Blood ou ILIB &eacu

Ler mais

Hipnose Clinica

Hipnose Clinica Hipnose é um

Ler mais

Metformina como Preventivo de Doenças Degenerativas

Metformina HCL em Pentravan   Introdução: As doenças relacionadas ao envelhecimento estão entre as principais causas de morte em

Ler mais

A Aspirina é Perigosa e Não Deve ser Usada – Atenção! Aumenta o Risco de Cancer

A Aspirina é Perigosa e Não Deve ser Usada – Atenção! Aumenta o Risco de Cancer (Notí

Ler mais

Ovários Policísticos: informação para combater medicalização!

Ovários Policísticos: informação para combater medicalização! Eu: “como posso te ajudar?” Mulh

Ler mais