O consumo de ovos pode reduzir o risco do diabetes tipo 2

O consumo de ovos pode reduzir o risco do diabetes tipo 2

Estudo finlandês: consumir até quatro ovos por semana reduz a possibilidade de diabetes em 37 por cento em comparação a ingerir somente um ovo.

Fatores do estilo de vida, como nutrição e exercícios, desempenham uma função crucial no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Isso também inclui alimentos individuais. Até o momento, resultados de estudos sobre o consumo de ovos foram inconclusivos, mas agora um estudo finlandês publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition" atribui ao ovo uma função protetora.

Cientistas da University of Eastern Finland (Kuopio) analisaram os hábitos alimentares de 2.332 homens entre 42 e 60 anos de idade. Os dados foram coletados entre 1984 e 1989, e os sujeitos de pesquisa foram acompanhados por 19,3 anos. Durante este período, 432 sujeitos desenvolveram diabetes tipo 2.

De acordo com os resultados, uma ingestão aumentada de ovos foi correlacionada a um menor risco de diabetes. Homens que consumiam cerca de quatro ovos por semana apresentaram um risco 37 por cento menor de contrair a doença comparado a homens que comiam somente um ovo por semana. Mas comer mais de quatro ovos por semana não foi associado a nenhum outro benefício. Além disso, o ajuste para outros fatores de influência não alterou esta associação.

Os pesquisadores presumem que o consumo de ovos na Finlândia - comparativamente a outros países - não tem grande associação com hábitos de estilo de vida não saudável, como tabagismo, pouco exercício e ingestão de carne processada. Além do colesterol, os nutrientes benéficos encontrados nos ovos tiveram, portanto, um efeito maior. Por exemplo, os ovos podem afetar o metabolismo da glicose e a inflamação de baixo grau.-------



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais