Vitamina D pode ajudar a tratar a doença de Crohn

Vitamina D pode ajudar a tratar a doença de Crohn

Estudo piloto revelou que os suplementos ajudaram a manter a permeabilidade intestinal e reduziram os níveis de inflamação.

Tomar suplementos de vitamina D pode ser benéfico para pacientes com doença de Crohn. Isso foi sugerido por um estudo piloto irlandês publicado na revista "United European Gastroenterology". O estudo descobriu que os suplementos ajudavam a manter a permeabilidade intestinal e que os níveis de inflamação não aumentavam.

Vinte e sete pacientes com doença de Crohn em remissão participaram no estudo randomizado duplo-cego conduzido pelo St. James's Hospital em Dublin. Por três meses eles receberam diariamente 2.000 Unidades Internacionais de suplemento de vitamina D ou um placebo. 

Exames ao fim do período do estudo mostraram que aqueles tratados com os suplementos tinham maior probabilidade de manter a permeabilidade intestinal. No grupo placebo, a permeabilidade havia aumentado, tornando mais provável a recidiva. Além do mais, pacientes com níveis particularmente altos de vitamina D apresentaram sinais de redução da inflamação e relataram melhor qualidade de vida. 

É claro que são necessários maiores estudos para confirmar esses resultados, disseram os autores do estudo. Mas houve claras indicações de que a vitamina D desempenhou uma importante função ao manter a integridade da barreira intestinal. 



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais