Vitamina D pode ajudar a tratar a doença de Crohn

Vitamina D pode ajudar a tratar a doença de Crohn

Estudo piloto revelou que os suplementos ajudaram a manter a permeabilidade intestinal e reduziram os níveis de inflamação.

Tomar suplementos de vitamina D pode ser benéfico para pacientes com doença de Crohn. Isso foi sugerido por um estudo piloto irlandês publicado na revista "United European Gastroenterology". O estudo descobriu que os suplementos ajudavam a manter a permeabilidade intestinal e que os níveis de inflamação não aumentavam.

Vinte e sete pacientes com doença de Crohn em remissão participaram no estudo randomizado duplo-cego conduzido pelo St. James's Hospital em Dublin. Por três meses eles receberam diariamente 2.000 Unidades Internacionais de suplemento de vitamina D ou um placebo. 

Exames ao fim do período do estudo mostraram que aqueles tratados com os suplementos tinham maior probabilidade de manter a permeabilidade intestinal. No grupo placebo, a permeabilidade havia aumentado, tornando mais provável a recidiva. Além do mais, pacientes com níveis particularmente altos de vitamina D apresentaram sinais de redução da inflamação e relataram melhor qualidade de vida. 

É claro que são necessários maiores estudos para confirmar esses resultados, disseram os autores do estudo. Mas houve claras indicações de que a vitamina D desempenhou uma importante função ao manter a integridade da barreira intestinal. 



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais