Senna - conheça a planta aliada do intestino

Senna - conheça a planta aliada do intestino     AVISO NÃO É PARA UTILIZAR SEMPRE...

© Divulgação
A senna ajuda a quem sofre de constipação intestinal, porém é importante ter indicação médica

 

 

A senna ou– Senna alexandrina ou Cassia angustifólia (como é conhecida cientificamente) – é uma planta medicinal, descoberta pelos árabes ainda no século IX a.C. e que, atualmente na medicina moderna, é recomendada para constipação intestinal ou “prisão de ventre”.Seus princípios ativos, glicosídeos diméricos, estimulam a motilidade do intestino grosso, o que favorece o trânsito intestinal acelerado, a redução da absorção de fluidos e, consequentemente, as fezes com consistência adequada.

“A senna é uma aliada para ajudar quem sofre de constipação intestinal, porém é importante ter indicação médica. O controle de quantidade adequada da substância utilizada evita efeitos imprevisíveis e eventuais desconfortos, que podem ocorrer com uso indiscriminado.

Os medicamentos naturais com essa planta são boas indicações para o tratamento da disfunção”, explica Dr. Eduardo André, Doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Universidade de Londres.

A constipação intestinal é caracterizada por dificuldade de evacuação, que pode decorrer de dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, falta de exercícios físicos, bem como consumo excessivo de alimentos industrializados.

O ato de evacuação normal faz-se por reflexo de estimulação das alças intestinais. Embora a prisão de ventre, mais comumente, caracterize-se pela redução do número de evacuações, outras queixas como dificuldade para eliminação de fezes, sensação de evacuação incompleta, desconforto ou esforço, mal-estar, gases ou estufamento também são relatos frequentes desse pacientes. 

 Cuidando da constipação intestinalLaxantes fitoterápicos, com componentes de origem vegetal, extratos de senna e cassia, sem adição de açúcar, indicado para constipação intestinal tanto crônica como em casos passageiros (situacionais), como viagens, mudança de alimentação e período menstrual, podem ser aliados, como o Naturetti. A recomendação médica é que devam ser administrados por um curto período, que pode variar de dias a semanas, de acordo com o diagnóstico e a necessidade do paciente. -



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais