Floranew Fermentação e Saúde -

Fermentação e Saúde -
Saiba mais sobre os alimentos fermentados e seus benefícios

http://www.ahw.com.br/anew/Scripts/pixel.gif

 

 

De inicio quero ratificar a importância das enzimas em todos os processos bioquímicos e de importância vital para o ser humano. Não são exclusivas do sistema digestivo.

 Neste artigo vou conversar sobre alimentos fermentados e o que a sua ingestão traz de benefícios para o organismo do homem.

 Em primeiro lugar quero informar que diversos estudos realizados em todo planeta têm comprovado que alimentos fermentados ativam o funcionamento das enzimas de nosso corpo. Mas, para que isto possa ser entendido vou descrever o que é a fermentação.

Os produtos fermentados vêm sendo utilizados desde a antiguidade. Há relatos de seu uso pelo homem da caverna que descobrira que a carne teria um sabor mais agradável quando envelhecida e em comparação com a carne fresca.

 O vinho, a cerveja e o pão são tão velhos quanto a existência da agricultura. Queijo, que envolve a fermentação do leite ou o creme também são alimentos milenares. Há mais de 3000 anos os chineses já conheciam o valor medicinal dos produtos fermentados e usavam o coalho de feijão-soja mofado para o tratamento de infecções de pele.

Os índios da América Central tratavam diversas infecções com fungos (leveduras). A verdadeira causa da fermentação não era entendida até o século XIX e mesmo nos dias de hoje essa ciência está em seus passos iniciais de conhecimento. Ainda que seja cada vez mais utilizada em diversos processos industriais principalmente envolvendo gêneros alimentícios.

A fermentação de alimentos pode ser processada através da ação de diversos microrganismos, tais como bactérias, fungos (leveduras), vírus e outros. Vou tomar como base as leveduras cujos estudos tem sido os mais amplamente divulgados e serve como base de exemplo para nosso entendimento.

A fermentação é uma mudança química de um material animal ou vegetal através de sua quebra por um microrganismo (por exemplo, a levedura). No nosso dia-a-dia podemos citar o crescimento da massa de pães, conversão de açucares e amidos em álcool e o azedamento do leite como exemplos de fermentação.

 Muitas substâncias químicas utilizadas em indústrias diversas e antibióticos produzidos modernamente são obtidos através de processos de fermentação sob condições controladas. A fermentação tem como objetivo quebrar uma substância em compostos mais simples que, no caso de alimentos facilitam as funções orgânicas e torna o corpo mais saudável.

 A fermentação também é utilizada quando a modificação ou quebra de determinado material se torna muito difícil ou cara quando utilizado os métodos químicos convencionais conhecidos. A guisa de curiosidade a levedura comum é composto de numerosas minúsculas células tipo vegetais semelhantes às bactérias. Suas enzimas invertase e zimase quebram o açúcar em álcool e gás carbônico. São responsáveis pelo crescimento da massa do pão e transformam suco de uva em vinho. Bactérias azedam o leite produzindo ácido lático e butirico. Células do corpo humano produzem enzimas digestivas como pepsina e renina tornando a “comida” em substância solúvel.

O cientista francês LOUIS PASTEUR, enquanto estudava problemas orgânicos que ocorriam com trabalhadores em vinícola e cervejarias da França, identificou que havia um tipo de levedura que produzia um vinho bom e um outro tipo produzia um vinho ruim. Esse experimento foi o que produziu a “TEORIA DAS DOENÇAS DE PASTEUR”.

A PENICILINA que é largamente utilizada em diversos tratamentos de infecções é um antibiótico derivado de um mofo que cresce a partir de uma mistura fermentativa;

O ácido cítrico é uma das muitas substâncias químicas produzidas por microorganismos e utilizado para limpeza de metais e para dar sabor aos alimentos. Por exemplo, é responsável pelo sabor azedo das frutas cítricas.

Atualmente é obtido através da fermentação de melado com o mofo do gênero aspergillus niger. Até mesmo enzimas extraídas de microorganismo têm sido utilizadas na produção de alimentos e medicamentos.

Por fim, quero destacar que o consumo de alimentos fermentados traz ao organismo humano grandes benefícios e em especial a função intestinal produzindo uma revitalização da flora e melhorando as funções de defesa impedindo a absorção de substâncias tóxicas. Muitos estudos em todo planeta estão buscando evidenciar a ação de alimentos e compostos fermentados em beneficio à saúde humana.

 

 



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais