A fim de levar uma vida mais iluminada, é importante, antes de tudo, entender como a mente humana funciona. Nós somos muitas vezes desconhecidos prisioneiros de nossas mentes, arrastados por qualquer pensamento que podemos ter no momento. Damos aos nossos pensamentos muito poder.

Perdidos lamentando o passado, ou fazendo catástrofes sobre o futuro, nós perdemos de experimentar o momento presente em que todas as promessas e verdadeiras alegrias vivem.

 

As instruções da meditação da consciência plena, ou como é mais conhecida, ‘mindfulness’ (shamatha - vipassana) podem ser usadas para desenvolver uma prática pessoal e entrar no caminho para uma maior sabedoria, compreensão e bem-estar. A Mindfulness é usada por psicólogos, professores, treinadores esportivos e consultores no local de trabalho para ajudar no desenvolvimento das habilidades para aumentar a presença no aqui e agora da experiência. Um crescente corpo de pesquisa científica empírica confirma o que tem sido conhecido há mais de 2.500 anos: A mindfulness leva a um maior estado presente e este leva a uma maior paz de espírito que leva a mais felicidade, e mais felicidade leva a um maior desenvolvimento físico, mental, emocional e bem-estar espiritual. Como o mestre de meditação Thich Nhat Hanh escreve: "A respiração é a interseção do corpo com a mente."

 

Instruções de Meditação Mindfulness:

1. Separe um tempo todos os dias para desenvolver uma prática de meditação pessoal. Quando realizada com disciplina, a meditação pode levar à clareza e paz de espírito.

 

2. Escolha um lugar onde você possa sentar-se, sem ser interrompido.

 

3. Pratique meditação por pelo menos 5 a 10 minutos de manhã e de 5 a 10 minutos à noite.

 

4. Sente-se em uma posição ereta e vertical em uma cadeira ou em uma almofada de meditação. Tenha um senso de realeza em sua postura, uma confiança interna e um senso de autoestima.

 

5. Feche os olhos, ou suavemente concentre-os em um ponto no chão há cerca 1 metro na frente de você.

 

6. Ao mesmo tempo, aumente a atenção de todos os cinco sentidos: tato, paladar, cheiro, visão e som.

 

7. Sinta a pele de suas palmas das mãos descansando suavemente sobre a parte superior das coxas. Ouça os sons do tráfego ou pássaros. Sinta o cheiro da chuva, ou do jantar cozinhando no fogão ou mesmo o sabor restante da bala de hortelã que você chupou há pouco. Experimente, através de seus sentidos, a riqueza de cores, formas, aromas, sons e sabores de coisas cotidianas.

 

8. Agora, mantendo a consciência dos cinco sentidos, atente-se para o fluxo de sua respiração, uma vez que entra e sai.

 

9. Aumente a atenção particularmente para a expiração, praticando o desapego de todos os pensamentos e sentimentos.

 

10. No final da expiração, note uma pequena folga, um espaço no tempo, antes de ocorrer a inspiração. Da mesma forma, no final da inspiração, note uma pequena diferença antes de ocorrer a expiração.

 

11. Repita o processo mantendo a atenção na respiração, como ela naturalmente entra e sai.

 

12. Quando você se achar perdido em um pensamento enquanto medita: “O que eu tenho que fazer amanhã”, por exemplo, ou se você sentir uma emoção como raiva ou inveja, ou até mesmo alegria, simplesmente rotule esse pensamento como " pensamento" em silêncio, dentro de sua mente, e volte sua atenção, muito suavemente, para a respiração, atuando como âncora do presente momento. Siga a respiração enquanto ela sai lentamente se dissolvendo.

 

13. No final da expiração, note o espaço, e, em seguida, traga a consciência para a inspiração.

 

14. Repita este padrão de seguir a respiração, várias vezes.

 

15. Durante esta prática sentada, quando você percebe que está preso em um pensamento, envolvido por uma história em sua mente, em silêncio, rotule os pensamentos, "pensamento", e volte sua atenção mais uma vez para a expiração. Não se julgue. Seja gentil com você mesmo.

 

16. Continue o padrão de acompanhar sua respiração, rotulando pensamentos como "pensamento", e voltando a atenção para a respiração. Enquanto isso, mantenha a conscientização dos cinco sentidos.

 

17. A prática da meditação é a mudança da consciência do pensamento para o aqui e agora do momento presente.

 

18. Separe um tempo todos os dias para desenvolver uma prática de meditação pessoal. Quando realizada com disciplina, a meditação pode levar à clareza e paz de espírito.

 

Traduzido por Essential Nutrition

Autora: Donna Rockwell, PsyD

Artigo na íntegra:  http://www.huffingtonpost.com/donna-rockwell-psyd/mindfulness-practice_b_4632834.html