Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em crianças pré-escolares.

O zinco é um micronutriente essencial para o crescimento celular, síntese proteica e diferenciação celular. Em crianças, sua deficiência afeta o crescimento físico e aumenta o risco e a gravidade de uma variedade de infecções.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF, em 2008, ocorreram, no mundo, 8.795.000 óbitos de crianças menores de cinco anos, 68% dos quais devido a doenças infecciosas, 18%, a pneumonia e 15%, a diarreia.
Estudos mostram que o zinco pode ser utilizado como terapia adjuvante no tratamento da diarreia aguda, além de poder reduzir a incidência deste sintoma quando administrado por algumas semanas. Em relação à infecção respiratória aguda, vários estudos têm mostrado o efeito da suplementação de zinco na prevenção e tratamento da pneumonia e do resfriado comum.
Existem vários tipos de suplemento à base de zinco, como o sulfato de zinco e o zinco aminoácido quelato. Quando se trata de nutrição infantil, o sulfato de zinco é o mais utilizado, mas apresenta efeitos colaterais como náuseas e vômitos, além de sabor desagradável. Já o zinco aminoácido quelato apresenta maior absorção intestinal e melhor tolerância gastrointestinal.

Estudo

Um estudo realizado em 2014 por Sanchez et al. avaliou o efeito de dois compostos de zinco na prevenção de infecção respiratória aguda e diarreia em crianças pré-escolares, na cidade de Medellín, Colômbia.
Durante 16 semanas, 301 crianças de 2 a 5 anos de idade receberam leite suplementado, ou não, em duas doses: uma no café da manhã e outra no lanche. Dessas, 93 receberam leite fortificado com aminoácido quelato de zinco, 112 receberam leite fortificado com sulfato de zinco e 96 receberam placebo (leite sem zinco).
Foram coletados os dados de frequência de consumo diário do leite e foi investigada a presença de sintomas de infecção respiratória ou diarreia. Também foi verificada a presença de efeitos colaterais do uso do suplemento de zinco, como dor abdominal e vômitos.

Resultado

As crianças que receberam leite enriquecido com zinco (sulfato e aminoácido quelato) apresentaram risco de infecção respiratória aguda 2,22% menor do que as crianças que consumiram placebo (Quadro 1).
As crianças que beberam leite enriquecido com zinco aminoácido quelato tiveram menores taxas de incidência tanto de infecção respiratória aguda quanto de diarreia aguda.
Quanto aos efeitos colaterais, a prevalência foi maior no grupo que consumiu sulfato de zinco. Este também apresentou vômitos com mais frequência, quando comparado com os outros grupos.
Quadro 1. Incidência de infecção respiratória aguda (IRA) e de doenças diarreicas agudas (EDA) segundo grupo de estudo.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais