Hormônios influenciam capacidade de orientação

Hormônios influenciam capacidade de orientação

Homens conseguem se orientar melhor e, quando avaliados por atividade cerebral, se orientam de modo diferente. Uma gota de testosterona faz uma pequena diferença.

O fato de que os homens têm melhor capacidade de orientação espacial do que as mulheres aparentemente se deve a diferenças na atividade do cérebro, a qual, por sua vez, é influenciada por hormônios sexuais. É o que indica um estudo norueguês publicado na revista “Behavioural Brain Research”. Se mulheres recebessem uma gota de testosterona antes de tentarem resolver tarefas de orientação, poderiam se orientar melhor e sua atividade cerebral mudaria.

Cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em Oslo realizaram um estudo em duas partes. Na primeira parte, 18 homens e mulheres tiveram uma hora cada um para se orientarem em um labirinto em 3D usando óculos 3D e um joystick. Eles deviam resolver 45 tarefas de orientação, com 30 segundos para cada tarefa. Durante as tarefas, a atividade cerebral deles foi medida usando ressonância magnética funcional (functional Magnetic Ressonance Imaging, fMRI).

Os homens resolveram cerca de 50 por cento mais tarefas do que as mulheres. Além disso, ficou claro que ambos os sexos usaram diferentes estratégias de orientação e diferentes áreas do cérebro. Os homens usam direções cardinais e o hipocampo para a orientação, enquanto as mulheres se orientam ao longo da rota e usam as áreas frontais do cérebro em maior proporção.

A segunda parte do estudo incluiu 42 mulheres. Metade delas recebeu uma gota de testosterona debaixo da língua antes de resolver as tarefas de orientação, e a outra metade recebeu placebo. Achados mostraram que as mulheres que receberam testosterona não conseguiam resolver as tarefas mais rápido, mas tinham melhor conhecimento do esquema do labirinto e o hipocampo era mais ativo.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais