Dicas para uma Alimentação mais Saudável

Dicas para uma Alimentação mais Saudável

 

Luciano Stancka

Antigamente o "destino" seguido pelas mulheres era de casar-se, ter filhos e cuidar de sua família.

Nos tempos atuais, devido ao espaço conquistado no mercado de trabalho, é cada vez mais incomum encontrar mulheres dedicando-se à essas funções exclusivamente.

O que trouxe inúmeros benefícios, de ordem econômica e social, trouxe também um problema difícil de ser administrado: a má alimentação de toda a família.

A partir do momento em que a mulher ocupa grande parte do seu tempo em função do trabalho, sobra pouco, ou quase nenhum tempo para se preocupar com a sua alimentação e a alimentação de sua família.

Refeições balanceadas não precisam necessariamente ser refeições trabalhosas ou que dispendam um grande tempo em seu preparo.

Basta lembrar-se da pirâmide dos alimentos: Toda refeição deve contar com alimentos de todos os grupos importantes, obedecendo sempre a quantidade indicada pelo afunilamento da pirâmide.

Alimentos que estão na base da pirâmide devem ser consumidos mais vezes ao dia, ao longo que alimentos que estão no ápice da pirâmide devem ser muitas vezes evitados.

Aponto aqui algumas dicas que podem ser seguidas para que melhoremos nosso padrão alimentar.

- Evitar frituras e quando fritar o alimento utilizar pouca ou nenhuma gordura. (existem alimentos que podem ser "fritos" usando apenas um pouco de água.)

- Retirar toda gordura visível das carnes e dar sempre preferência a carnes mais magras.

- Lembre-se de que a maior parte das gorduras existentes em aves está em sua pele, portanto basta que a retiremos.

- Não beliscar entre as refeições, dando a importância devida às suas refeições principais.

- Alimentar-se até sentir-se satisfeito e não comer mais do que isso. Não existe exagero que não seja prejudicial à Saúde.

- Trocar os doces das sobremesas por frutas, e lembrar-se sempre de consumir uma fruta cítrica por dia.

- Evitar refrigerantes, balas, doces, chicletes e alimentos que não nos fornecem nada além de calorias.

- Troque o refrigerante por suco de fruta, alguns sucos naturais apresentam até mais calorias do que um refrigerante, porém têm a vantagem de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o organismo.

- Evite retirar a casca dos vegetais e frutas, já que é nessa região onde está concentrada a grande maioria das vitaminas e fibras do alimento.

- Lavar muito bem os vegetais, principalmente aqueles que serão consumidos com casca.

- Beber bastante líquidos durante todo o dia, e lembrar-se sempre de ferver e filtrar a água que será ingerida por você e pela sua família.

- Reaquecer bem os alimentos, garantindo que estão totalmente quentes, evitando que a superfície aqueça e o interior do alimento permaneça frio.

São cuidados simples e que melhorarão sensivelmente a sua alimentação e a de toda a sua família.

 

 



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais