Musculação faz bem para jovens?

Musculação faz bem para jovens?

Você faz exercícios? Anda, corre, dança, pratica esportes? Se sim, ótimo, já que a falta da prática de exercícios físicos, causa diminuição de força e flexibilidade, assim como da qualidade de vida de uma pessoa.

É o caso daquelas que ao tentarem fazer qualquer esforço, por menor que seja, perdem o ar ou aceleram demais os batimentos cardíacos.

Mas e a musculação? Faz bem ou não faz?

  

Primeiramente, musculação é o termo usado para indicar o treinamento com pesos e tem por principal finalidadeaumentar a massa muscular. Não é, portanto, um esporte e sim uma forma de treinamento físico. Há uma dúvida muito grande, principalmente por parte dos pais, em relação a prática de musculação por jovens. Então, vamos tentar esclarecer um pouco dessa dúvida aqui.

Uma atividade física, qualquer que seja, deve ser feita com acompanhamento. No caso de jovens em fase de crescimento, os exercícios merecem atenção redobrada. Mas se em cada caso forem observadas as necessidades e as capacidades da pessoa, deixa-se de ter um risco e passa-se a ter uma atividade importante para o desenvolvimento e para o crescimento. Veja, ao lado, uma tabela com a relação de atividades físicas adequadas para cada faixa etária.

  

No caso da musculação, a utilização de pesos adequados à capacidade do jovem favorece sua constituição física, melhora a capacidade de seus órgãos e dos sistemas do organismo, aumenta a força e a resistência muscular. Os profissionais da área são unânimes ao afirmarem que um treino bem preparado e supervisionado jamais compromete o crescimento ou a saúde.

 

De onde vem, então, o medo e os rumores de que a musculação não é uma atividade adequada para jovens e crianças?

A resposta é simples: como em qualquer outra atividade, física ou não, o excesso faz mal! E aí acidentes graves podem ocorrer, como fraturas ósseas, distensões musculares e lesões causadas por desequilíbrio muscular.

  

 

Segundo os especialistas, um dos maiores erros na musculação é a utilização de pesos acima ou próximos da capacidade máxima suportada por cada pessoa. Esses excessos podem causar danos graves e, nos jovens, até mesmo bloquear o crescimento. Isso porque os ossos longos do corpo crescem a partir de placas localizadas nas suas extremidades. O processo normal é a solidificação dessas placas após a puberdade devido a mudanças hormonais, mas o uso de cargas excessivas pode antecipar essa solidificação e causar o bloqueio do crescimento antes do tempo. 

Portanto, vá com calma! Seu corpo apresentará aumento de massa muscular com a musculação sem a necessidade de esforços excessivos para isso. A pressa por resultados pode trazer danos irreversíveis ao seu corpo. Pense nisso e bons treinos!



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais