BIORITMO

   A palavra ciclo vem do grego, e significa círculo. Um círculo pode representar um evento que se inicia, atravessa fases de intensidade variáveis e volta ao ponto de partida, retomando então a mesma trajetória.  

   Um ciclo torna-se rítmico quando o evento pôr ele descrito ocorre de forma muito regular, como o caso de nossos ciclos biológicos, ou ritmos bio-rítmos. Os mais evidentes são: a pulsação, respiração, secreções endocrinas, etc. Todos controlados por precisos dispositivos internos de mensuração, conhecidos como relógios biológicos. A seguir você encontrará a projeção dos três ciclos biorítmicos que afetam seus potenciais físico, emocional e intelectual. A regularidade desses ciclos permite que o computador calcule e projete suas trajetórias conjuntas a partir da data de seu nascimento, até o momento presente.

   O período de FLUXO POSITIVO de cada um dos biorítmicos aqui descritos apresenta uma liberação de energia do sistema, enquanto que o período de FLUXO NEGATIVO representa uma fase de recuperação, portanto de maior vulnerabilidade e menor resistência e rendimento. Os PONTOS DE MUDANÇA de fluxo são denominados pontos ou DIAS CRÍTICOS OU ZERADOS .  

   Verificou-se que até 70/100 acidentes atribuíveis a falhas humanas ocorreram em dias críticos, quando o sistema em uma fase indefinida aparentemente tem seu equilíbrio natural prejudicado. A influência dos dias críticos estende-se igualmente às 24 horas que o antecedem. O CICLO FÍSICO é representado por uma curva senoidal tendo uma duração de 23 dias. Seu fluxo positivo define plena vitalidade, força, resistência e energia, enquanto o negativo leva uma fase de recuperação caracterizada por pouca energia, maior fadiga, reflexos mais lentos e propensão à acidentes.

   O CICLO EMOCIONAL é representado por uma curva senoidal e dura 28 dias, e em sua fase positiva leva ao otimismo, bom humor, criatividade e coordenação emotiva, nervosa e sentimental. Em fluxo negativo, leva à maior predisposição ao pessimismo, impaciência, mau humor e falta de iniciativa.

   O CICLO INTELECTUAL, representado por uma curva senoidal dura 33 dias,e   sua influência é bem menor do que a dos dois ciclos anteriores. Em fluxo positivo, favorece atividades racionais e intelectuais desenvolvendo eficiência no trabalho ou estudo, criatividade, memorização e fixação de atenção, agudeza de percepção. Em fluxo negativo, este ciclo define uma redução na capacidade de raciocinar, reagir, memorizar e controlar impulsos emotivos irracionais. A projeção de seus biorítmos não é uma previsão e sim, um estudo de probabilidades. Seu temperamento, bem como a orientação de sua própria personalidade mais ativa, forte ou sensível em termos físicos, emocionais ou intelectuais tornaram maior ou menor a influência dos ciclos correspondentes.

   Eles influenciam o seu comportamento e não o de outros em relação à você, embora seja interessante ponderar que períodos de tensão entre duas ou mais pessoas frequentemente advém da incompatibilidade temporária entre seus biorítmos. O Japão passou a usá-los em motoristas de ônibus e reduziu 35% dos  acidentes. EXPERIMENTE...

Dr. Luciano Stancka e Silva, Médico



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais