Osteoporose EUA recomendam cautela com remédios


Revisão de estudos feita encontrou pouco ou nenhum benefício em uso prolongado
DO “NEW YORK TIMES”

A FDA (agência de vigilância sanitária dos EUA) publicou uma análise recomendando precaução no uso de longo prazo de drogas contra osteoporose.

A revisão de estudos, publicada no "New England Journal of Medicine", foi uma resposta ao debate sobre qual deve ser a duração do tratamento com bifosfonados (Alendil, Bonalen, Endronax, Minusorb, Osteoform).

Depois de anos de uso, eles podem, em casos raros, enfraquecer os ossos, aumentando o risco de fraturas de fêmur. Eles já foram ligados também a câncer no esôfago e necrose da mandíbula.

A preocupação com a segurança de longo prazo não é nova, mas a FDA fez agora sua própria revisão. A análise encontrou pouco ou nenhum benefício após até cinco anos de uso, o que pode mudar a forma com que médicos receitam os remédios.

O estudo só analisou o uso de longo prazo e não se a mulher deve começar a tomar o remédio para evitar fraturas.

Como as complicações são muito raras, a maioria dos médicos acredita que, para mulheres com osteoporose com risco alto de fraturas na coluna, os benefícios do remédio superam os riscos.

Mas mulheres com densidade óssea moderada e sem outros fatores de riscos muitas vezes fazem uso contínuo do remédio, ainda que isso provavelmente não vá trazer vantagens.

"Acho que muita gente vai parar de tomar esse remédio", disse Clifford Rosen, endocrinologista do Instituto de Pesquisa do Centro Médico de Maine, nos EUA.


Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais