Alho e o Resfriado

Pesquisa diz que alho realmente ajuda a evitar resfriado
Alho é usado no tratamento contra gripe
Alho é usado no tratamento contra gripe

Cientistas do Garlic Centre em East Sussex, ao sul de Londres, revelaram num estudo que pessoas que tomam uma pílula de alho por dia estão menos propensas a resfriados comuns.

Embora o alho seja usado, tradicionalmente, no tratamento contra a gripe, essa é a primeira evidência mais clara de suas propriedades medicinais.

De acordo com a pesquisa, realizada com 146 voluntários, uma pílula de alho, tomada diariamente, ajudaria a reduzir em mais de 50% o risco de se contrair um resfriado. 

Ainda de acordo com o estudo britânico, a alicina, um dos compostos ativos do alho, também seria apropriada no tratamento de infeccções hospitalares. 

Recuperação rápida

O diretor do Garlic Centre, Peter Josling, que chefiou a pesquisa, disse que a pílula de alho foi dada à metade dos 146 voluntários; a outra metade recebeu um placebo.

Num prazo de 90 dias durante o período do inverno — quando os casos de gripe são mais freqüentes —, apenas 24 resfriados foram registrados entre os que tomaram a pílula de alho. 

No resto do grupo que tomou o placebo, 65 pessoas ficaram gripadas.

Ainda de acordo com a pesquisa, os voluntários que receberam a pílula e pegaram a gripe tiveram uma recuperação mais rápida do que os que tomaram o placebo.

Defesa

O chefe da pesquisa acredita que os resultados irão revolucionar o tratamento contra resfriados comuns.

"Nós estivemos pesquisando a cura para gripes durante anos. Acredito que com esse estudo, demos um passo adiante, encontrando inclusive uma forma de prevenção", disse Josling.

Já o professor Ron Eccles, diretor do Common Cold Centre da Universidade de Cardiff, no País de Gales, acredita que o resultado da pesquisa seja positivo. 

"Não vou dizer que esse estudo vai revolucionar o tratamento para resfriados normais, mas é interessante". 

Plantas

Segundo Eccles, as plantas, ao contrário dos seres humanos, não têm um sistema imunológico. 

"Elas reagem a vírus e infeccções com sua próprias defesas químicas, como por exemplo, a alicina. O que essa pesquisa revela é a capacidade de usarmos a defesa natural das plantas para evitarmos doenças".

De acordo com o estudo, cada pessoa tem, em média, de dois a cinco resfriados por ano. 

Somente na Grã-Bretanha, há mais de 200 formas diferentes de vírus que causam a gripe.




Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais