Vitamina D demais pode ser prejudicial à saúde

Vitamina D demais pode ser prejudicial à saúde

Estudo dinamarquês indica taxas de mortalidade cardiovascular aumentadas.

A quantidade de vitamina D no sangue tem um impacto no risco de morte cardiovascular. Entretanto, uma deficiência de vitamina D é tão ruim quanto um nível excessivo. Estes são os achados de um estudo dinamarquês publicado na revista “Journal of Endocrinology and Metabolism”.

Para o estudo, os pesquisadores na Universidade de Copenhague estudaram o nível de vitamina D em 247.574 dinamarqueses, analisando os níveis da taxa de mortalidade por vitamina D ao longo de um período de sete anos após a coleta da amostra de sangue inicial. Durante aquele período, 16.645 pacientes vieram a óbito.

O estudo confirmou que havia, de fato, uma correlação entre as taxas de mortalidade e níveis muito baixos de vitamina D, mas o novo achado foi que o nível de vitamina D poderia também ser alto demais. “Se seu nível de vitamina D estiver abaixo de 50 ou acima de 100 nanomols por litro, há uma conexão maior com as mortes”, explicou o autor do estudo, Peter Schwarz.

“Os níveis devem ficar entre 50 e 100 nanomols por litro, e nosso estudo indica que 70 é o nível preferencial”, ele acrescentou. Ele recomenda que, para prevenir níveis muito altos ou muito baixos, deve-se apenas consumir suplementos de vitamina D de acordo com as orientações do seu clínico geral.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais