Café pode proteger artérias

Consumo de café pode proteger artérias contra entupimento

Pessoas que bebem três a cinco xícaras por dia têm os menores riscos de entupimento.

Os riscos e benefícios do consumo de café já foram o assunto de diversas pesquisas e debates. Um estudo sul-coreano publicado na revista "Heart" agora vincula o consumo de uma determinada quantidade de café a um risco reduzido de entupimento de artérias e, portanto, de ataques cardíacos.

Pesquisadores do Kangbuk Samsung Hospital em Seul examinaram 25.138 homens e mulheres (idade média 41 anos), que não tinham sinais de doença cardíaca. Eles foram inquiridos quanto a seus hábitos alimentares, e o nível de concentração de cálcio na artéria coronária (Coronary Artery Calcium, CAC) foi medido por TC. O consumo médio de café era de 1,8 xícaras por dia, e o cálcio foi detectado nas artérias em 13,4 por cento dos participantes.

A equipe comparou as taxas de CAC do grupo que não bebia café com os diferentes níveis de consumo de café. A taxa de cálcio foi de 0,77 para menos de uma xícara de café por dia, 0,66 para uma a três xícaras por dia e 0,81 para mais de cinco xícaras. Os menos afetados pelas concentrações de cálcio foram os do grupo que tomava três a cinco xícaras de café por dia - neste, a proporção foi de 0,59.

Segundo os autores do estudo, uma possível explicação para esta associação é que o consumo regular de café está ligado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. E o diabetes, por sua vez, é um forte fator de risco para arteriosclerose. Beber café pode melhorar a sensibilidade à insulina assim como o funcionamento das células beta.



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais