Médicos alertam contra overdose de bebidas energéticas em adolescentes

Médicos alertam contra overdose de bebidas energéticas em adolescentes

People with underlying heart diseases could develop life-threatening arrhythmias.

Bebidas energéticas em excesso - e portanto uma overdose de cafeína - podem ser perigosas para os adolescentes. Principalmente em pessoas com doenças cardíacas subjacentes, isso pode desencadear doenças rítmicas com risco à vida, escrevem os pesquisadores na revista “Canadian Journal of Cardiology”.

A agência de segurança alimentar na Europa (European Food Safety Authority, EFSA) recentemente publicou uma minuta para um relatório sobre a segurança da cafeína. A minuta declara que bebidas energéticas podem causar morte cardíaca repentina nos jovens, que aparentemente são indivíduos saudáveis. Até mesmo fibrilação atrial foi observada em jovens de 13 anos de idade durante um treinamento de futebol após o consumo desse tipo de bebida.

Além da quantidade da cafeína destacada no rótulo, as bebidas também contêm cafeína mascarada descoberta em outros componentes que incorporam uma quantidade ainda maior de cafeína do que a encontrada nos grãos de café, afirma o relatório.

Em princípio, é claro que os adolescentes podem consumir bebidas energéticas, escrevem os especialistas na revista “Canadian Journal of Cardiology” e, de acordo com as estimativas, 31 por cento dos jovens entre doze e dezenove anos de idade fazem realmente isso com regularidade. Mas é importante estar atento à dose (250 mililitros por dia) e não consumir as bebidas associadas ao exercício.

Além disso, adolescentes com doença cardíaca subjacente devem consultar um cardiologista para verificar se as bebidas não constituem um risco. Em todo caso, o consumo excessivo, principalmente combinado com álcool e drogas, é um risco e pode até mesmo levar a incidentes fatais.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais