Meditação, Chave para a Saúde

MEDITAÇÃO – CHAVE MESTRA DO CONTROLE MENTAL

A MEDITAÇÃO SE DESTINA A FAZER COM QUE A MENTE PERMANEÇA SOB NOSSO CONTROLE. DESSE CONTROLE NASCERÁ EM SEGUIDA A CAPACIDADE DE PENSAR APENAS PENSAMENTOS POSITIVOS E CONSTRUTIVOS. QUANDO NA NOSSA MENTE NÃO MAIS EXISTIR ESPAÇO PARA PENSAMENTOS NEGATIVOS E DESTRUTIVOS, TEREMOS ALCANÇADO A PAZ INTERIOR.

A TÉCNICA QUE SERÁ EXPOSTA A SEGUIR OFERECE ALGUMAS SUGESTÕES SOBRE A POSIÇÃO QUE SE DEVE ASSUMIR DURANTE A MEDITAÇÃO. ELA SERÁ PRATICADA DE PREFERÊNCIA SENTADA. SUGEREM-SE AS POSIÇÕES BÁSICAS DA IOGA, A DO LÓTUS OU A DO MEIO LÓTUS (COM AS PERNAS CRUZADAS), MAS O QUE IMPORTA NÃO É TANTO A POSIÇÃO FÍSICA QUANTO A CONSTÂNCIA DAS EXECUÇÕES E O PROPÓSITO DE APRENDER A MEDITAR NÃO APENAS POR FINALIDADES EGOÍSTICAS, MAS PARA QUE AQUILO QUE APRENDERMOS POSSA NOS SER ÚTIL PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS QUE ESTEJAM NECESSITANDO.

UMA COISA IMPORTANTE É A POSIÇÃO DA ESPINHA DORSAL, QUE DEVE PERMANECER ERETA O MÁXIMO POSSÍVEL. ESSA POSIÇÃO, NA VERDADE, PERMITE QUE O AR E O PRANA (ENERGIA VITAL) POSSAM CIRCULAR LIVREMENTE NOS VÁRIOS CENTROS ENERGÉTICOS DO CORPO.

AS MÃOS SÃO COLOCADAS SOBRE O COLO DE MANEIRA QUE A ESQUERDA ABRACE A DIREITA. OS DEDOS DAS MÃOS, COM EXCEÇÃO DOS POLEGARES, DEVEM SE SOBREPOR, ENQUANTO OS POLEGARES DEVEM PERMANECER UNIDOS, FORMANDO UM CÍRCULO COM AS MÃOS SOBREPOSTAS. É BOM RESSALTAR AQUI QUE, COMO A MÃO ESQUERDA É SÍMBOLO DA SABEDORIA E A DIREITA SIMBOLIZA O MÉTODO E A AÇÃO, O MÉTODO E A AÇÃO DEVEM ESTAR SEMPRE CERCADOS PELA SABEDORIA.

A CABEÇA DEVE SER MANTIDA LIGEIRAMENTE INCLINADA PARA FRENTE PARA SE EVITAR QUE O SANGUE CHEGUE A ELA COM EXCESSIVA FACILIDADE E POSSA CRIAR PROBLEMAS, UMA VEZ QUE A ATIVIDADE CEREBRAL É MUITO REDUZIDA.

AS COSTAS SÃO MANTIDAS ABERTAS, E ISSO É SÍMBOLO DA ABERTURA ÀQUILO QUE ESTAMOS APRENDENDO E A TODAS AS SUGESTÕES QUE NOSSO GUIA INTERIOR DESEJARÁ NOS PROPOR. A BOCA SE MANTÉM FECHADA, COM A LÍNGUA APOIADA SOBRE OS DENTES SUPERIORES - ESSA SUGESTÃO É PARA SE EVITAR QUE A BOCA FIQUE SECA POR FALTA DE SALIVA.

OS OLHOS NECESSITAM DE UMA ATENÇÃO PARTICULAR. SUA POSIÇÃO É ALTAMENTE SUBJETIVA, NA MEDIDA EM QUE EXISTEM PESSOAS QUE CAEM NA SONOLÊNCIA QUANDO FECHAM OS OLHOS, E OUTRAS PESSOAS QUE, COM OS OLHOS ABERTOS, SE DEIXAM DISTRAIR PELAS IMAGENS QUE O AMBIENTE AO REDOR DELAS OFERECE. SUGERE-SE MANTER OS OLHOS SEMI-ABERTOS E OLHAR A PONTA DO NARIZ. ISSO COSTUMA EVITAR OS INCONVENIENTES CITADOS.

A POSTURA ADQUIRE MUITA IMPORTÂNCIA PARA AS PESSOAS QUE MEDITAM CONTINUAMENTE, ÀS VEZES POR DIAS E DIAS. PARA NÓS, A COISA MAIS IMPORTANTE É A ESCOLHA DE UMA POSIÇÃO QUE NÃO PERTURBE A MENTE. A MENTE, NO INÍCIO DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, COSTUMA SE MOSTRAR TEIMOSA COMO UM ANIMAL SELVAGEM.

COMO NOSSO OBJETIVO É CONTROLAR NOSSA MENTE, MELHOR EVITAR A CRIAÇÃO DE MAIS OBSTÁCULOS AO ASSUMIR UMA POSIÇÃO QUE PARA NÓS NÃO É NATURAL E QUE, ASSIM SENDO, FATALMENTE SE TRANSFORMARÁ EM MAIS UMA FONTE DE DISTÚRBIO MENTAL.

NO INÍCIO, A MEDITAÇÃO CONSISTE EM LEVAR (E MANTER) NOSSA ATENÇÃO À RAIZ DO NARIZ E A CONTAR OS CICLOS DA RESPIRAÇÃO. CADA INSPIRAÇÃO/EXPIRAÇÃO VALE UM CICLO. A RESPIRAÇÃO DEVE SER NORMAL. DEVEMOS SIMPLESMENTE OBSERVÁ-LA, E NÃO ALTERÁ-LA.

PODE SER ÚTIL, ESPECIALMENTE NO INÍCIO, CONTAR ATÉ SEIS E DEPOIS RECOMEÇAR DO UM. ISSO LEVA A UMA PEQUENA VARIAÇÃO SOBRE O TEMA E REPRESENTA UMA DIVERSÃO PARA A MENTE, DA QUAL ELA É SEMPRE MUITO DESEJOSA. MAIS TARDE SE PODERÁ AUMENTAR A CONTAGEM, INDO-SE ATÉ DEZ OU 15 CICLOS. O OBJETIVO A SER ALCANÇADO COM O TEMPO PODERIA SER FIXADO EM 25 CICLOS.

QUATRO ERROS A SEREM EVITADOS:

1 - INSPIRAÇÃO LONGA SEGUIDA DE UMA CURTA.

2 - RESPIRAÇÃO FORÇADA COM EMISSÃO DE SONS QUE ATÉ OUTRAS PESSOAS PODEM OUVIR.

3 - ERROS NA CONTAGEM.

4 - DESAPONTAMENTO PELOS ERROS COMETIDOS. A MENTE DEVE SER GUIADA COM CALMA E SUAVIDADE. SE ERRARMOS NA CONTAGEM, DEVEMOS RECOMEÇAR DO ZERO.

É BOM RECORDAR QUE NA MEDITAÇÃO NÃO EXISTE APENAS CIRCULAÇÃO DE AR, MAS QUE NELA TAMBÉM ENTRAM EM JOGO ENERGIAS SUTIS (PRANA) QUE PARTEM DO UMBIGO E SOBEM PELA ESPINHA DORSAL ATÉ A CABEÇA. ESSAS ENERGIAS PASSAM POR ALGUNS CENTROS ENERGÉTICOS SUTIS DO CORPO (CHACRAS) E OS ESTIMULAM, ACARRETANDO UMA VITALIDADE RENOVADA TAMBÉM NO PLANO FÍSICO.

O TEMPO QUE DEVEMOS DEDICAR À MEDITAÇÃO DEVE SER ESCOLHIDO DE MODO A NÃO PERTURBAR A NOSSA ROTINA NORMAL DE VIDA. A DURAÇÃO DE CADA SESSÃO DEVE SER DECIDIDA PELO DISCERNIMENTO DE CADA UM DOS PARTICIPANTES. É CONVENIENTE, NO ENTANTO, QUE ELA SEJA PRATICADA TODOS OS DIAS, E DE PREFERÊNCIA SEMPRE NO MESMO HORÁRIO. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE SOMOS CRIATURAS DO HÁBITO. O HÁBITO DE MEDITAR É DIFÍCIL DE SER ALCANÇADO, MAS, QUANDO SE CONSEGUE ISSO, SUA MANUTENÇÃO É FÁCIL, PORQUE ELE ENTROU NA NOSSA ORDEM NORMAL DAS COISAS.

A TRANSFORMAÇÃO DA NOSSA MENTE NÃO DEVERIA SER TENTADA COM O ÚNICO OBJETIVO DE MELHORAR NOSSA VIDA, MAS TAMBÉM LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO QUE TAIS MELHORIAS SE FARÃO SENTIR TAMBÉM NAS NOSSAS PRÓXIMAS EXISTÊNCIAS. EXISTE UMA NOTÁVEL DIFERENÇA ENTRE QUEM SEGUE OS ENSINAMENTOS E QUEM NÃO OS SEGUE.

OS PRIMEIROS COSTUMAM SER CALMOS E GENTIS E SABEM ENFRENTAR AS CONTRARIEDADES DA VIDA DE MODO CALMO E CONFIANTE, ENQUANTO OS SEGUNDOS SÃO IRASCÍVEIS E TEMPESTUOSOS E AS SUAS SOLUÇÕES, EMBORA ÀS VEZES SE MOSTREM CAPAZES DE RESOLVER UM PROBLEMA, VIA DE REGRA FAZEM SURGIR UM OUTRO PROBLEMA, REFLEXO DO ANTERIOR.

O BEM E O MAL NÃO TRAZEM UMA ETIQUETA QUE OBRIGUE O MAL DE UMA BOFETADA SER DESCONTADO COM UMA OUTRA BOFETADA.

PODEMOS PENSAR EM ALGUÉM QUE, DEPOIS DE UMA VINGANÇA, SENTE-SE SATISFEITO POR TER PRATICADO O MAL CONTRA AQUELE QUE ELE ACREDITA SER O SEU INIMIGO, CONTUDO NÃO SABE QUE O MAL QUE COMETEU FOI DEVIDAMENTE REGISTRADO NA SUA CONTA DE CRÉDITOS E DÉBITOS. ASSIM SENDO, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ESSE MAL LHE VIRÁ DE RETORNO COMO SOFRIMENTO OU DOENÇA.

NUMA DISCUSSÃO, A PESSOA QUE ADQUIRIU O CONTROLE MENTAL CONSEGUE SER MAIS OBJETIVA E AVALIAR OS PRÓPRIOS ERROS, OS QUAIS GERALMENTE NUNCA FALTAM. ESSA ATITUDE LEVA A PESSOA A OBSERVAR SEU ADVERSÁRIO COM COMPREENSÃO E MISERICÓRDIA. ELA TEM PACIÊNCIA E É CAPAZ DE TENTAR COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES DA OUTRA PESSOA, EVITANDO DESSA FORMA AGIR DE MODO A CRIAR CAUSAS CUJOS EFEITOS MAIS ADIANTE SE APRESENTARÃO COMO SOFRIMENTOS.

TODAS AS RELIGIÕES, EMBORA SENDO DIVERSAS NA APRESENTAÇÃO DA MESMA ESSÊNCIA, FORNECEM CONSELHOS DE VIDA PARA AJUDAR O SEU SEGUIDOR SABER DISTINGUIR ENTRE O VERDADEIRO BEM E O VERDADEIRO MAL.

COM ESSA AJUDA E A DO NOSSO DISCERNIMENTO, PODEREMOS CONSIDERAR COMO UM VERDADEIRO BEM AQUILO QUE NOS TRAZ BENEFÍCIO E COMO VERDADEIRO MAL, AQUILO QUE NOS TRAZ SOFRIMENTO.

Artigo da revista PLANETA






Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais