Oleo de Borragem

 

 

 

 ÓLEO DE BORRAGEM

 

 

 

 

O óleo de Borragem  é um dos óleos mais saudáveis da natureza, é obtido das sementes da planta conhecida como borragem, pertence a uma grande família das Boraginácea. Originária do sul da Europa, mas agora cresce em toda a Europa, Norteamérica e Norte da África.

O óleo de Borragem foi usado desde os tempos antigos para melhorar a beleza interna e externa, demostrou que a semente de borragem possui ácidos graxo essenciais omega 3 e omega 6, os ácidos essenciais são importantes para manter a estrutura celular da pele.

Possui Enzima de anti-envelhecimento e pode ajudar a acelerar o processo de reparação da pele. Estudos recentes têm demonstrado que estimula a adrenalina. Muitas são as virtudes do óleo a partir deste vegetal comumente utilizados em dietas de emagrecimento pelas suas propriedades de limpeza e diuréticas e como fonte de muitos ácidos graxos essenciais, tão necessárias como fonte de prostaglandinas, precursores de hormônios que regulam diferentes funções do nosso corpo. Mas não só os ácidos graxos essenciais têm essa função, são também responsáveis para o bom funcionamento das células do corpo e do cérebro. Daí a importância do consumo.

 

 

USOS TERAPÊUTICOS
  • Efetivamente atua sobre o metabolismo de prostaglandina (PGE 1).
  • Também é reconhecido poderes de cura e sua capacidade de melhorar o eczema e a psoríase.
  • Alivia os síndromes de pré e pós-menstrual.
  • Pode ser usado na purificação de sangue, para aliviar a inflamação dos pulmões, o peritônio e os sintomas causados pela artrite.
  • Como um antidepressivos e tonificador do coração.

 

 

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE BORRAGEM

Epiderme: Regula a secreção sebácea, possui propriedades adstringentes quando aplicado na pele, são úteis para a pele saudável e combater as rugas.

Sistema Reprodutor / PMS: Regula os estrogênios, progesterona e prolactina na fase lútea do ciclo menstrual.
Sistema cardiovascular: Inibe a Trombose, favorece a dilatação dos vasos sangüíneos e aumenta o ciclo AMP impedindo a síntese do colesterol.

Ação anti-inflamatória: inibe a síntese de substâncias inflamatórias e enzimas lisossomais.

Sistema nervoso: Atúa sobre o comportamento da boa transmissão neuronal.

Sistema imunitário: Estimula o hormônio tímico e ativa as células T.

Sistema hepático: Evita danos no fígado de alcoólatras.
Glândulas salivares e lacrimais, regula as secreções salivares e lacrimais.

Metabolismo: Reforça a ação da insulina e previne a proliferação de células anormais.

Sistema respiratório: Em caso de bronquite, possui propriedades expectorantes.

 

 

EFEITOS NA PELE

Estudos mostram que os principais efeitos sobre a pele são:
  • Reduz a perda de água através da pele.
  • Acalma a pele irritada.
  • Reduz as rugas.
  • Regula a formação de gordura nas glândulas sebáceas. Para peles sem GLA tende a produzir gorduras, onde se pode dar o paradoxo que a pele seca em origem pareça gordura.
  • Melhora a circulação capilar na pele, a pele responde melhor ao traçado vermelho.
  • Reduz a perda de colágeno.
  • Melhora o crescimento e a formação de pele e unhas.
  • Reduz a caspa.

 

 

COMPOSIÇÃO
Óleo do Borage é utilizado pelo seu relevante conteúdo de Ácido γ-linolênico (GLA; ω-6), um ácido graxo poliinsaturado da série ω-6-, ácido α-linolênico (ALA), ácido graxos poliinsaturados da série ω -3 e inúmeros outros ácidos graxos poliinsaturados.O GLA é encontrado apenas no leite materno, no óleo de Enotera e óleo de borragem, que representa a mais abundante fonte vegetal deste ácido graxo essencial (contendo cerca de 20%).

CONTEÚDO DE ÁCIDOS GRAXOS

%

Ácido palmítico 9-12%
Ácido esteárico  3-4%
Ácido Oléico  5-19%
Ácido linoléico 36-40%
Ácido gama-linolênico (ACL) 20-25%

 

 

COMO FUNCIONA ÓLEO DE BORAGEM EM NOSSA PELE?

Os benefícios dos ácidos graxos que oferece para a nossa pele são devidas à GLA (ácido gama-linolênico) atua na formação de moléculas do nosso corpo conhecidas como eicosanóides. Estes eicosanóides se encontram nas prostaglandinas, substâncias de curta duração que regulam os processos metabólicos em nível celular muito importante para nosso corpo.

Assim, a prostaglandina E1 (PGE1) está associada com a regulação da perda de água através da pele, alivia pele irritada e restaura ao normal. Também devido à sua propriedade anti-inflamatória as prostaglandinas são reguladas pela ABL melhoram o fluxo de fluxo circulátorio capilar, reduz o inchaço e a dor causada por acidentes. 

 

 

ORIGEM E VARIEDADES

O Borragem é uma planta humilde e pouco conhecida, nativa da Europa Mediterrânica. Esta planta cresce selvagem em muitos lugares férteis e úmidos às margens de estradas, nas encostas e é facilmente reconhecido pelos pêlos que cobrem seus caules e folhas, bem como flores azuis , rosa ou branco que forma a planta.

O nome Borragem, segundo alguns historiadores, deriva da palavra latina borra, o que significa "cabelo",devido aos pêlos que cobrem toda a planta. Outros autores argumentam, no entanto, que o nome deste vegetal vem do árabe abu rash, no qual significa "pai do suor", em referência as propriedades sudoríficas da planta, especialmente flores.
Os antigos fitoperapeutas que basearam seus remédios na cura das plantas, recomendavam as flores de borragem como ajuda eficaz em doenças que produzem febre pelo o seu reconhecido efeito sudorífico e purificador. Suas flores eram usadas para o efeito de cromático, bem como pelas suas propriedades medicinais como ingrediente de saladas.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais