Cacau e a Saúde

Cacau traz inúmeros benefícios para a saúde 

 

 

Cacau traz inúmeros benefícios para a saúde

A GENTE SABE QUE É NA VERSÃO CHOCOLATE QUE O CACAU SE APRESENTA NA SUA FORMA MAIS CONHECIDA E ATRAENTE

O cacau, principal ingrediente do bom chocolate, traz inúmeros benefícios para a saúde como um todo. O fruto possui fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como fósforo, potássio, cálcio, zinco e magnésio.

Estudos da Universidade de Linkoping, na Suécia, demonstram que o cacau pode ser usado no tratamento e controle de ataques cardíacos e hipertensão. Catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados no cacau, seriam as responsáveis por inibir uma enzima conhecida por elevar a pressão arterial e desencadear quadros cardiovasculares.

O cacau - sem aditivos de conservantes ou açúcares - esbanja antioxidantes que realmente podem auxiliar na prevenção e tratamento de doenças do coração e diabetes. Os flavonóides presentes no cacau apresentam efeito anti-inflamatório, vasodilatador, além de inibir a agregação plaquetária podendo contribuir no tratamento.

O cacau também se incumbe de melhorar o humor. E lá estão eles novamente: os flavonóides. Eles estimulam a liberação de endorfinas, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e também eleva os níveis de serotonina, hormônio associado ao prazer, contribuindo para a melhora do humor.

Cacau também faz bem para o sistema nervoso e para a memória. Os mesmo flavonóides que ajudam no humor também agem em outras partes do corpo. Eles podem melhorar as funções cognitivas, devido um efeito sobre a oxigenação cerebral. O fruto também pode agir como um filtro solar natural. A boa concentração dos polifenóis neutralizam a ação dos radicais livres gerados pela radiação. Isso protege a pele do envelhecimento precoce e, consequentemente, do câncer. Mas não é para sair passando nada no corpo. A ação é pela ingestão regular.

Outro feito do cacau: cientistas da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram que as procianidinas presentes nele possuem propriedades que guardariam as células intestinais das degenerações dos tumores. As células nervosas também são auxiliadas por outro composto do cacau, a epicatequina. Entre outras coisas, isso reduziria danos cerebrais após acidente vascular cerebral, conforme comprovou estudo da universidade americana Johns Hopkins.

O cacau ajuda a dar mais qualidade aos fluídos sexuais por causa da concentração de zinco. O triptofano, que é um precursor da serotonina, também é um aliado na proteção da vagina contra corrimentos, no aumento da lubrificação feminina e no alívio das dores e sintomas da TPM. O indicado é comer de 20 a 30 gramas por dia. Dê preferência para o chocolate meio amargo ou 70% cacau.

O cacau também é indicado para os atletas. Na Universidade do Texas, também nos Estados Unidos, pesquisadores concluíram que leite com chocolate pode fazer milagres quando o assunto é recuperar o corpo de uma atividade. Os carboidratos e proteínas são os responsáveis por esse benefício. E mais: o cacau está relacionado com o aumento de energia e resistência durante atividades físicas. A anandamina, uma endorfina natural que o corpo produz após atividades físicas, também conhecida como "felicidade química", só é encontrada no cacau.

É na versão chocolate que o cacau se apresenta na sua forma mais conhecida e atraente. No entanto, ele também pode ser consumido em pó ou em polpa. Em pó, é utilizado em diversas preparações culinárias - incluindo a bebida sugerida para os atletas -, sendo bem mais nutritivo e contendo menos gordura e açúcar do que o chocolate em pó ou o achocolatado. Com a polpa pode-se preparar sucos, geleias, vinhos, vinagres, iogurtes, doces e sorvetes.

E, atenção, chocólatras: o chocolate tem consumo liberado, mas a quantidade ingerida deve ser controlada. É bom lembrar que não é qualquer chocolate que faz bem, e isso depende muito da quantidade ingerida e do tipo escolhido. O amargo traz mais benefícios à saúde porque é feito com cacau puro e sem a gordura do leite. Então, dê preferências àqueles com mais de 70% cacau. Aí, sim, você terá todos os benefícios para a saúde. É recomendado ficar longe do chocolate ao leite e do branco que têm maior concentração de açúcar e gordura saturada.

Alguns estudos mostram efeitos benéficos do cacau em relação à melhora da resistência à insulina em diabéticos, porém ainda não existe um consenso relacionado à quantidade recomendada. E esse grupo de pessoas deve ter cuidado com os chocolates diet, pois eles possuem somente um baixo teor de açúcar, que é compensado com maior concentração de gordura e mesmo valor calórico que o chocolate ao leite. O mais indicado é o meio amargo. Receitas com cacau são sempre bem vindas à saúde, principalmente quando não há exageros e toma-se cuidado com a quantidade de açúcar envolvida no preparo.

 



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