Saw Palmetto: benefícios e propriedades medicinais

Saw Palmetto - Serenoa serrulata

Saw Palmetto – Serenoa serrulata – Serenoa repens

O saw palmetto (Serenoa repens – Serenoa serrulata) é uma planta medicinal também conhecida como sabal, saw palmeto, sabal-palmetto, palmito-sabal e sabal-mexicana. Antigamente, era denominada como Sabal serrulata. Pertence a família Palmaceae.

Benefícios do saw palmetto

Estudos concluíram que o suplemento saw palmetto é mais efetivo para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) do que os medicamentos tradicionais mais conhecidos. O HPB é uma doença de incidência comum em homens com mais de 40 anos, caracterizada pelo inchaço da próstata a níveis anormais, sobretudo no canal da uretra, que impede o fluxo normal da urina, causando dificuldades para urinar e perda da pressão do jato de urina, além de outros efeitos adversos.

É também considerado um tônico reprodutivo para os homens e mulheres e pode ajudar até mesmo no tratamento da “cistite da lua de mel”, onde ocorre irritação excessiva em decorrência da relação sexual excessiva.

Nativos do sul dos Estados Unidos e mexicanos trituravam os frutos do saw palmetto e utilizavam como fonte de alimento. A saw palmetto é oriunda da região da Flórida, EUA. Animais que comem os frutos costumam crescer mais saudáveis. A saw palmeto é composta quimicamente de óleo essencial, ácido caprílico, ácido láurico, ácido palmítico, ácido oleico, caroteno, tanino, sitosterol, beta-sitosterol, polissacarídeo, dextrose e resinas.

Contraindicações e efeitos colaterais do saw palmetto

Até então, não é conhecido nenhum efeito colateral em decorrência do uso da planta, o que a torna segura para uso (porém, como qualquer erva, é sempre recomendado a indicação e supervisão de um profissional da saúde competente).

Curiosidades

O nome de gênero, Serenoa, foi nomeado pelo botânico americano Sereno Watson (1826-1892). A sabal-palmetto já foi usada para fazer “poções” de paixão.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais