Menopausa não afeta a sexualidade

A menopausa não afeta sexualidade 

 

 

A menopausa não afeta sexualidade

O surgimento de dificuldades sexuais na época da menopausa não é devido à menopausa. Especialistas franceses da equipe Inserm-Ined "Gênero, saúde sexual e reprodutiva" afirmam tal fato, tendo números como suporte: "As modificações biológicas e hormonais que caracterizam a menopausa não afetam negativamente a vida sexual  das mulheres de meia idade que estão no início da menopausa." Esta seria portanto uma falsa crença.

No entanto, não faltam historias e até mesmo piadas de mulheres tendo experimentado a menopausa como uma mudança catastrófica na sua vida sexual. Mas é verdade que depoimentos relativos a uma transição bem sucedida, também são numerosos. Para desvendar o verdadeiro do falso, nada como estatísticas sólidas,. A médica Virginie Ringa e seus colegas tiveram a ideia de retomar os dados relativos às mulheres de 45 a 55 anos de idade no último grande estudo sobre a sexualidade dos franceses, realizado em 2006.

Antecipação negativa

No que se refere às práticas sexuais relacionais no decorrer do ano passado, nenhuma diferença apareceu entre as mulheres na menopausa e nas outras, para penetração vaginal (95 %), anal (12 %), felação (65 %) ou cunnilingus (71 %). Os autores identificaram apenas duas diferenças: "A masturbação foi notada ser menos frequente (13 %) por mulheres na menopausa que pelas outras (23 %) ; as relações sexuais sem penetração foram significativemente mais frequentes no grupo de mulheres na menopausa que não estavam tomando o tratamento hormonal (34 %) que na ausência de menopausa (28 %)."

Além dessas duas situações que são facilmente explicadas por outros parâmetros que não seja a situação hormonal, não houve nenhuma diferença relativa às dificuldades sexuais enfrentadas por estas mulheres ou seus parceiros: no ano passado, 60 % tiveram distúrbios principalmente de desejo ou excitação. A satisfação sexual também foi semelhante.

Na opinião dos pesquisadores, "é muito importante informar às mulheres que entrarão no início da menopausa, assim como seus parceiros e profissionais da saúde, que qualquer dificuldade sexual assinalada é mais provavelmente devida à antecipação ou representações negativas do que apenas efeitos biológicos ou hormonais". 

 

Fonte: brasil247.com



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais