Hormônios influenciam capacidade de orientação

Hormônios influenciam capacidade de orientação

Homens conseguem se orientar melhor e, quando avaliados por atividade cerebral, se orientam de modo diferente. Uma gota de testosterona faz uma pequena diferença.

O fato de que os homens têm melhor capacidade de orientação espacial do que as mulheres aparentemente se deve a diferenças na atividade do cérebro, a qual, por sua vez, é influenciada por hormônios sexuais. É o que indica um estudo norueguês publicado na revista “Behavioural Brain Research”. Se mulheres recebessem uma gota de testosterona antes de tentarem resolver tarefas de orientação, poderiam se orientar melhor e sua atividade cerebral mudaria.

Cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em Oslo realizaram um estudo em duas partes. Na primeira parte, 18 homens e mulheres tiveram uma hora cada um para se orientarem em um labirinto em 3D usando óculos 3D e um joystick. Eles deviam resolver 45 tarefas de orientação, com 30 segundos para cada tarefa. Durante as tarefas, a atividade cerebral deles foi medida usando ressonância magnética funcional (functional Magnetic Ressonance Imaging, fMRI).

Os homens resolveram cerca de 50 por cento mais tarefas do que as mulheres. Além disso, ficou claro que ambos os sexos usaram diferentes estratégias de orientação e diferentes áreas do cérebro. Os homens usam direções cardinais e o hipocampo para a orientação, enquanto as mulheres se orientam ao longo da rota e usam as áreas frontais do cérebro em maior proporção.

A segunda parte do estudo incluiu 42 mulheres. Metade delas recebeu uma gota de testosterona debaixo da língua antes de resolver as tarefas de orientação, e a outra metade recebeu placebo. Achados mostraram que as mulheres que receberam testosterona não conseguiam resolver as tarefas mais rápido, mas tinham melhor conhecimento do esquema do labirinto e o hipocampo era mais ativo.



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais