Hormônios influenciam capacidade de orientação

Hormônios influenciam capacidade de orientação

Homens conseguem se orientar melhor e, quando avaliados por atividade cerebral, se orientam de modo diferente. Uma gota de testosterona faz uma pequena diferença.

O fato de que os homens têm melhor capacidade de orientação espacial do que as mulheres aparentemente se deve a diferenças na atividade do cérebro, a qual, por sua vez, é influenciada por hormônios sexuais. É o que indica um estudo norueguês publicado na revista “Behavioural Brain Research”. Se mulheres recebessem uma gota de testosterona antes de tentarem resolver tarefas de orientação, poderiam se orientar melhor e sua atividade cerebral mudaria.

Cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em Oslo realizaram um estudo em duas partes. Na primeira parte, 18 homens e mulheres tiveram uma hora cada um para se orientarem em um labirinto em 3D usando óculos 3D e um joystick. Eles deviam resolver 45 tarefas de orientação, com 30 segundos para cada tarefa. Durante as tarefas, a atividade cerebral deles foi medida usando ressonância magnética funcional (functional Magnetic Ressonance Imaging, fMRI).

Os homens resolveram cerca de 50 por cento mais tarefas do que as mulheres. Além disso, ficou claro que ambos os sexos usaram diferentes estratégias de orientação e diferentes áreas do cérebro. Os homens usam direções cardinais e o hipocampo para a orientação, enquanto as mulheres se orientam ao longo da rota e usam as áreas frontais do cérebro em maior proporção.

A segunda parte do estudo incluiu 42 mulheres. Metade delas recebeu uma gota de testosterona debaixo da língua antes de resolver as tarefas de orientação, e a outra metade recebeu placebo. Achados mostraram que as mulheres que receberam testosterona não conseguiam resolver as tarefas mais rápido, mas tinham melhor conhecimento do esquema do labirinto e o hipocampo era mais ativo.



Outros Artigos

Omega 3 e Ansiedade

Ácidos graxos ômega-3 alteram gravidade dos sintomas de ansiedade, publicado pelo JAMA Psychiatry quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Ler mais

Sucupira Cuidado

Ler mais

Dieta de Atkins

Dieta Atkins - como fazer e alimentos permitidos

Ler mais

Dieta Low Carb

Como fazer a Dieta Low Carb

Ler mais

Minerais e sua importancia

MINERAIS QUELATOS MINERAL DE ALTA ABSORÇÃO     Também chamados de minerais orgânicos, minerais quelatados ou mineral amino&

Ler mais

Zinco e imunidade

Efeito do zinco aminoácido quelato e sulfato de zinco na incidência de infecção respiratória e diarreia em

Ler mais