Ter sobrepeso hoje é menos perigoso do que no passado

Atualmente, pessoas com peso normal têm maior probabilidade de morte comparadas a pessoas obesas, segundo um estudo dinamarquês.

Ter sobrepeso hoje parece ser menos perigoso do que era há algumas décadas. Isto foi sugerido em um estudo dinamarquês publicado na revista “JAMA”. Os resultados do estudos mostraram que a expectativa de vida de pessoas magras na década de 70 era superior à das pessoas com sobrepeso, mas houve uma inversão nesta tendência.

Pesquisadores do Hospital Universitário de Copenhague analisaram os dados de IMC e mortalidade de 100 mil pessoas na Dinamarca, coletados entre 1976 e 1978, 1991 e 1994, 2003 e 2013. Eles também levaram outros fatores de risco em consideração, incluindo tabagismo.

Os achados mostram que a IMC ligada à menor mortalidade havia aumentado em 3,3 pontos nas últimas três décadas. No anos 70, pessoas com uma IMC de 23,7 vivam mais, nos anos 90 esse valor aumentou para 24,6 e depois da virada do milênio aumentou para 27- que é classificado como sobrepeso. Isto equivale a uma diferença de doze quilos para uma pessoa com 1,83 metro de altura.

Portanto, pessoas com sobrepeso apresentam menor risco de mortalidade comparadas a pessoas com peso normal, disse o autor do estudo, Borge Nordestgaard. Desde 2000, pessoas classificadas como tendo sobrepeso têm a mesma expectativa de vida que pessoas com peso normal; na década de 70 elas tinham maior taxa de mortalidade. “A razão para esta mudança é desconhecida”, diz Nordestgaard. Contudo, ele alertou contra interpretar os resultados como não havendo mais necessidade de ter uma alimentação saudável



Outros Artigos

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previ

Astaxantina: alguns a chamam de o melhor antioxidante do mundo – protege os olhos, o cérebro e previne as rugas

Ler mais

Magnésio Tipos de...

Tipos de mágnésio

Ler mais

KEFIR Os Inúmeros Benefícios do Probiótico

Os Inúmeros Benefícios do Probiótico Kefir    

Ler mais

SiliciuMax

SiliciuMax®

Ler mais

Vitaminas, sua falta, causam Depressão e Transtornos de Humor

Carências Nutricionais que Causam Depressão e Transtornos de Humor  

Ler mais

Vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D e a depressão  

Ler mais