Estilo de vida altera saúde do cérebro

 
Estilo de vida altera saúde do cérebro; indicam estudos
por Ricardo Arida

"Brain Derived Neurotrophic Factor (BDNF) = proteína fabricada pelos neurônios - exerce vários efeitos no sistema nervoso central, como crescimento, diferenciação e reparo dos próprios neurônios"

"Apesar de várias pesquisas mostrarem que o BDNF aumenta depois do exercício, este estudo mostrou que não somente o exercício físico, mas também outros fatores como hábitos saudáveis podem induzir um aumento de BDNF" Muitos estudos têm mostrado efeitos positivos do exercício físico na função cerebral. Estudos clínicos têm mostrado que o exercício físico pode proporcionar benefícios na saúde geral, função cognitiva e memória, particularmente durante o envelhecimento.

Fatores de crescimento, como as “neurotrofinas” são moduladores daplasticidade do sistema nervoso. Entre esses fatores de crescimento, o Brain Derived Neurotrophic Factor (BDNF = proteína fabricada pelos neurônios), ou seja, o fator de crescimento derivado do cérebro, exerce vários efeitos no sistema nervoso central, como crescimento, diferenciação e reparo dos neurônios. Dos vários fatores de crescimento, o BDNF é produzido durante toda a vida para preservar as funções essenciais como o aprendizado e memória. Um nível elevado de BDNF poderia estar relacionado com uma saúde cerebral melhor. Por outro lado uma diminuição do BDNF tem sido relacionada com diferentes alterações do sistema nervoso como a depressão, esquizofrenia, doença de Parkinson, etc. 

Atividade física aumenta nível de BDNF

O BDNF normalmente é fabricado pelos neurônios, mas seus níveis já sobem sob efeito de uma única sessão de exercício. Estudos prévios têm mostrado que ratos com acesso à **atividade voluntária em roda, apresentam um aumento de BNDF em várias regiões do sistema nervoso como no hipocampo e córtex cerebral. Recentemente, estudos realizados em humanos também mostraram um aumento do BDNF após o exercício físico.

Um estilo de vida saudável pode afetar a saúde em geral. Entretanto, como isso pode estar associado com os níveis sanguíneos de BDNF ainda não está bem definido. Neste sentido, um grupo de pesquisadores na China* investigou a associação entre os níveis sanguíneos de BDNF e os vários fatores de estilo de vida relacionados à saúde. Nesta pesquisa, 85 voluntários foram estudados, utilizando um questionário com perguntas sobre o estilo de vida dessas pessoas, como hábitos de assistir televisão, fumar, consumo de álcool, freqüência de exercício físico, ingestão de alimentos gordurosos, de frutas e vegetais. Os resultados mostraram que a freqüência de ingestão de frutas, exercício físico e assistir televisão estavam associados com maiores níveis de BDNF.

É importante ressaltar que apesar de várias pesquisas mostrarem que o BDNF aumenta depois do exercício, este estudo mostrou que não somente o exercício físico, mas também outros fatores como hábitos saudáveis podem induzir um aumento de BDNF. Isto é um reforço para mantermos hábitos saudáveis e consequentemente termos uma melhor saúde física e mental.

Ka Lok Chana, Kai Yu Tonga, Shea Ping Yipa. Relationship of serum brain-derived neurotrophic factor (BDNF) and health-related lifestyle in healthy human subjects. Neuroscience Letters 447 (2008) 124–128.

*Plasticidade seria mudança ou alteração? Plasticidade pode ser os dois, quando um neurônio se regenera podemos dizer que ocorreu uma regeneração, quando por algum motivo (exercício) o neurônio se modifica, podemos dizer que é um mudança. 

**Atividade voluntária é a atividade em roda onde o rato corre voluntariamente, ele entra e sai da roda quando ele quer.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais