Sinais para o diagnóstico

Não há na medicina uma forma de curar a artrite reumatoide. Segundo o reumatologista José Augusto Lopes, mesclar exercícios com medicamentos é a melhor receita médica, assim como a prevenção logo no início das dores.

"As pessoas devem ficar atentas aos primeiros sinais de dores. Além das juntas, como mãos, pés e cotovelos, os olhos podem serem afetados, ou seja, a esclera (branco do olho) fica mais seca, assim como ocorrem dores na mandibula. Esses são sinais que podem confundir o paciente quanto a qual tipo de especialista procurar", comenta.

Quanto mais precoce esta descoberta mais eficiente o tratamento, explica Lopes. Mas ele lembra que, além de ser comum a doença acometer mais as mulheres a partir dos 30 anos, também existe a artrite reumatoide juvenil, que atinge pessoas dos três aos 16 anos. "Não se pode mais classificar a doença como sendo ´doença de velho´. Um estresse emocional que o paciente tenha passado e algum tipo de agente ou vírus podem ser as causas do aparecimento da doença. E a pessoa que já tem um histórico familiar deve ficar atento às primeiras dores."

Diagnóstico - Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o diagnóstico da artrite reumatoide é feito depois de uma conversa com o paciente para conhecer exatamente os sintomas e seu histórico de saúde. A presença de rigidez matinal prolongada, principalmente de artrite simétrica, ou seja, dos dois lados do corpo, assim como a persistência da dor intensa a ponto de impedir a realização das atividades cotidianas são sinais da presença da doença.
Fonte: JORNAL DE JUNDIAÍ – SP



Outras Notícias

Facebook Conheça nossa pagina

Estamos no Facebbok , matérias, dicas, assuntos interessantes,  nos acompanhe... Procure "Clinica Stancka"   clique em  "Curtir" Muita Saú

Ler mais

Dieta de dois dias

Ler mais

Colesterol, a Mentira da Industria

 Colesterol a Mentira da Industria

Ler mais

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE  

Ler mais

OMEGA3 E CANCER ??????LEIAM??????????????

Cápsulas de ômega-3 aume

Ler mais

Remédio usado para emagrecer pode cegar.

Relatório do FDA (Food and Drugs Administration), ag&ecir

Ler mais