Morte prematura é duas vezes superior nos doentes bipolares.



Segundo uma investigação da University of Washington School of Medicine, de Seattle (EUA), os doentes bipolares apresentam duas vezes maior risco de morte prematura, do que o resto da população, avança um comunicado de imprensa da Bristol-Myers Squibb. 

Os especialistas defendem que esta perturbação mental pode reduzir a esperança média de vida dos pacientes, ao potenciar problemas como patologias cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crónica ou hipertensão. 

Na origem desta predisposição estão factores como dieta pouco equilibrada, sedentarismo, tabagismo ou a ausência de actividade social. No caso da hipertensão (que afecta metade dos bipolares) a relação justifica-se pela semelhança nas duas condições: ambas podem ser desencadeadas pelo stress e estão vinculadas à excreção de noradrenalina, uma hormona que afecta a forma como o cérebro influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação. 

A dificuldade de diagnóstico, mediante a existência de outros sintomas, aliada a medicação desajustada (antipsicóticos e estabilizadores de humor que podem potenciar obesidade e anomalias metabólicas) têm contribuído para atrasar a reabilitação dos doentes. O recurso às novas terapêuticas e uma melhor preparação dos médicos psiquiatras para lidarem com os vários factores de risco podem ajudar a controlar os sinais da doença bipolar, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos doentes.

Neste âmbito, a Bristol-Myers Squibb vai realizar no dia 30 de Novembro, às 10:30 horas, no Hotel Vip Executive Villa Rica, uma Sessão de Esclarecimento sobre "Os dois lados da Doença Bipolar". 

O encontro conta com a presença da Professora Doutora Maria Luísa Figueira, Chefe de Serviço de Psiquiatria do Hospital Santa Maria, Delfim Oliveira, doente bipolar e hipertenso, e um Clínico Geral.
Fonte: RCMPHARMA



Outras Notícias

Facebook Conheça nossa pagina

Estamos no Facebbok , matérias, dicas, assuntos interessantes,  nos acompanhe... Procure "Clinica Stancka"   clique em  "Curtir" Muita Saú

Ler mais

Dieta de dois dias

Ler mais

Colesterol, a Mentira da Industria

 Colesterol a Mentira da Industria

Ler mais

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE  

Ler mais

OMEGA3 E CANCER ??????LEIAM??????????????

Cápsulas de ômega-3 aume

Ler mais

Remédio usado para emagrecer pode cegar.

Relatório do FDA (Food and Drugs Administration), ag&ecir

Ler mais