Vírus do herpes simples ativa defesa do corpo humano


Cientistas pensavam que o vírus atacava e bloqueava o sistema imune. Para autores, pesquisa mostra que ainda há muito a se estudar na área.

O vírus do herpes simples ativa as defesas do organismo, em vez de bloqueá-las, segundo estudo internacional liderado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha.

Para os autores da pesquisa, publicada na revista "PLoS Pathogens", as conclusões do estudo são ´totalmente inesperadas´, já que até agora os cientistas pensavam que o herpes simples atacava o corpo humano, bloqueando as defesas.

O vírus do herpes simples (HSV, na sigla em inglês) é um dos que mais predominam em humanos e causa doenças que vão de feridas labiais e genitais a encefalites e até mesmo cegueira.

Conforme o trabalho, um componente do vírus herpes simples, a glicoproteína G, é capaz de potencializar a função de proteínas conhecidas como quimiocinas, que regulam a migração para a infecção dos leucócitos, células encarregadas de defender o corpo humano dos patógenos.

Os resultados questionam os modelos atuais e indicam que "ainda há muito que estudar sobre a modulação do sistema imune aos vírus e as funções desse sistema", segundo Abel Viejo, primeiro autor do artigo e pesquisador do CSIC no Centro de Biologia Molecular Severo Ochoa, em Madrid.


Fonte: G1



Outras Notícias

Facebook Conheça nossa pagina

Estamos no Facebbok , matérias, dicas, assuntos interessantes,  nos acompanhe... Procure "Clinica Stancka"   clique em  "Curtir" Muita Saú

Ler mais

Dieta de dois dias

Ler mais

Colesterol, a Mentira da Industria

 Colesterol a Mentira da Industria

Ler mais

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE

Mente+Corpo+Coração = SAÜDE  

Ler mais

OMEGA3 E CANCER ??????LEIAM??????????????

Cápsulas de ômega-3 aume

Ler mais

Remédio usado para emagrecer pode cegar.

Relatório do FDA (Food and Drugs Administration), ag&ecir

Ler mais