Meditar pode ser fácil e natural


Meditar pode ser fácil e natural
por Emilce Shrividya Starling

"A chave da meditação é observar a mente, observar os pensamentos, sem se preocupar com eles, sem lutar contra eles" A meditação não pertence a nenhum caminho, nem religião. Faz parte de nossa natureza humana. Ela é espontânea e fácil. É um estado natural como dormir.

Geralmente, em nossas atividades diárias temos algum tipo de concentração, é como se meditássemos no que estamos fazendo. A diferença de meditar de olhos fechados é focar a atenção no interior em vez de se focar na ação.

A meditação nos conduz a um estado parecido com o estado do sono. Estamos conscientes, despertos, com a mente alerta, mas em estado de repouso. Com a prática da meditação, deslizamos para um espaço interior tranquilo, onde relaxamos e entramos em contato com a fonte interior, o Ser interior.

A meditação é muito purificadora, porque sua prática regular apaga as tensões, os condicionamentos, as mágoas, os ressentimentos guardados desde a infância que bloqueiam a mente.

A meditação nos traz serenidade, nos dá mais habilidade para enfrentar os desafios, previne doenças, elimina insônia e a inquietude da mente que traz tanto sofrimento.

Muitas pessoas fazem algumas tentativas para meditar e acham difícil porque pensam que precisam parar a mente. Acham que logo vão mergulhar em estados de paz celestial e vazio da mente. Mas precisam entender que a mente é mais forte do que um vento, como diz a Bhagavad Gita, uma escritura indiana. Ninguém pode parar o vento, apenas observá-lo, senti-lo e deixá-lo fluir. Assim também é com a nossa mente.

A chave da meditação é observar a mente, observar os pensamentos, sem se preocupar com eles, sem lutar contra eles.

Compreenda que o primeiro passo para a meditação é parar o corpo, é silenciar a atividade física. E conseguir isto já é uma conquista, pois logo que você começa a meditar, a mente inquieta faz você sentir vontade de se coçar, de se mexer, porque ela não deseja se aquietar.

É importante, porém, um apoio para a mente, senão ela fica como um barco sem rumo, à deriva. A meditação com um mantra é uma boa técnica que funciona e acalma a mente que se distrai com os pensamentos a todo o momento.

Medite e sinta como é fácil

- Escolha um local tranquilo, onde você possa se sentar por uns 15 ou 20 minutos e sentir-se relaxado. Se você não tem prática de se sentar no chão com as pernas cruzadas, pode se sentar em uma cadeira, com os pés paralelos no chão, com a coluna ereta, com as mãos para baixo sobre as coxas. É essencial uma postura confortável, sem dores, sem esforço.

- Feche os olhos e descontraia seu rosto. Sinta-se confortável. Para meditar não precisa ficar sério nem com uma ruga de concentração na testa. É um momento de alegria, então sorria levemente e sinta como isto lha dá uma sensação de bem-estar.

- Respire pelo nariz, de maneira silenciosa e harmônica. Inspire lentamente e expire longamente três vezes. Observe que a respiração começa no abdome. Sinta o movimento de vaivém do abdome e da respiração. Permita que a respiração seja natural.

- Apóie-se no mantra 'So Ham' e no ritmo da respiração. Inspire e mentalize 'So' e expire e mentalize 'Ham'. Este mantra significa: Eu sou Uno ao Ser interior. É um mantra muito poderoso, um veículo para lhe conduzir para dentro, para o espaço de paz em seu interior.

- Sinta como a repetição do mantra acalma o ritmo de sua respiração, aquieta suas ondas cerebrais e mentais.

- O quanto lhe for possível, fique sem se movimentar. Permaneça imóvel e tranquilo como uma montanha. E, se precisar se movimentar, perceba o que está fazendo, com atenção a seus movimentos.

- Saiba que quem medita perde sempre o mantra. Pensamentos vão surgir em sua mente e lhe distrair. É natural da mente pensar e julgar. E, quando perceber que algum pensamento surgiu, gentilmente, volte para o mantra e para a respiração. Mas nem tente parar ou subjugar a mente pela força. Ela vai se aquietando e parando por ela mesma com o poder do mantra e a prática da meditação.

Mesmo que você achou que não meditou porque ficou apenas pensando, lembre-se que apenas relaxar, parar seu corpo é um passo importante na arte da meditação. Muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional vêm desse estado de relaxamento e descanso.

Assim como você escova seus dentes, crie o hábito de meditar e transforme-se para melhor. Encontre mais equilíbrio e alegria. Fique em paz!



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais