Entenda a relação entre filosofia do Tao, saúde e bem-estar


Entenda a relação entre filosofia do Tao, saúde e bem-estar
por Jou Eel Jia

"Filosofia do Tao busca uma maior harmonia com a natureza a partir da natureza interior da pessoa. Se a pessoa estiver com seu eu interior ruim, ‘vê’ o mundo ruim. Se a pessoa estiver bem o mundo é maravilhoso"

Taoísmo é um conjunto de ensinamentos filosóficos de prática e origem chinesa.

Sua crença vem através da existência de uma força que rege os fenômenos na natureza. Essa força ou energia universal está ligada à fauna, flora e aos elementos da natureza: terra, fogo, água, ar e madeira.

*O Taoísmo, chegou até nós pelo sábio Lao Tsé através de sua obra Tao Té Ching escrita há mais de cinco séculos antes de Cristo. Sua filosofia é profundamente espiritual. Sua influência foi profunda nas culturas chinesa e japonesa, e permanece viva, não só nesses países.

Tao Té Ching é uma daquelas obras perenes da humanidade da qual, se nos aproximarmos dela com abertura de espírito, colheremos ensinamentos preciosos que nos ajudarão a trilhar nossa vida com mais paz e harmonia.

É difícil se traduzir a palavra ‘Tao’. Algumas das suas traduções são: a Essência, a Suprema Realidade, a Lei Universal que está em tudo o que existe, a Divindade, o Insondável. ‘Té’ pode ser traduzido por caminho, diretriz, revelação; e ‘Ching’, por livro, escrito, documento. Uma tradução que gosto é o Livro do Caminho da Essência. O Tao deve ser mais sentido, intuído, do que compreendido intelectualmente.

A essência do Tao

O ser humano deve viver em harmonia com a natureza através da exploração do seu meio interior. Então se o seu mundo interior estiber bem, você consegue fazer o mundo externo melhor, pois você se sintoniza com a harmonia cósmica.

O principal fundamento do Tao ressalta exatamente o autodesenvolvimento espiritual, a libertação do sofrimento e a busca da transformação de algo mais sublime de seu interior.

O taoísmo é fortemente influenciado por outros tipos de pensamentos como o budista, o confucionismo. O taoísmo perpetra em toda a cultura chinesa: nas artes (construção, arquitetura, literatura...) medicina. Tanto que se você hipoteticamente retirar o taoísmo e o budismo da cultura chinesa, toda essa cultura desaparece.

Medicina tradicional chinesa e o Tao

Por isso que no princípio da MTC se busca a raiz da doença e não o tratamento dos sintomas. Por exemplo, a gastrite é conseqüência de uma alteração da energia do estômago. Então aplica-se o princípio taoísta de buscar a causa do desequilíbrio nessa região. Na busca da origem da doença, você encontra respaldo na natureza e no ambiente para a sua cura.

*Por Leonel Vieira: psicólogo clínico e organizacional



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais