Fruta previne infecção urinária

Fruta previne infecção urinária

Cramberry é uma das mais novas opções para a prevenção da infecção urinária. Pesquisas publicadas no Journal of Urology mostram a comprovação da ação no trato urinário de substância presente na fruta, mostrando uma redução em até 39% na incidência da infecção. Sem produção no Brasil, onde é disponibilizada somente na forma de sucos, gel ou cápsulas, o alimento já tem seu uso recomendado pela Associação Americana de Urologia e pela Sociedade Brasileira de Urologia.

O urologista Lauro Brandina, de Londrina, explica que a fruta nativa da América do Norte tem duas ações básicas. A primeira é repor uma camada presente na bexiga que tem por função repelir as bactérias que causam a infecção. A substância chamada ProAntoCianidina de tipo A, componente exclusivo da fruta, faz com que elas sejam eliminadas pela urina e não causem infecção. ´´A ação antiaderente não deixa a bactéria se fixar´´, ressalta.

A outra ação é melhorar a defesa na região. ´´Geralmente a infecção ocorre não por falta de defesa do organismo, mas por problemas de imunidade localizada´´, afirma. A concentração de vitamina C no suco, por exemplo, é de 60 miligramas em um copo (porção de 200 ml), o que corresponde a 130% dos valores diários de referência.

A cistite, explica o médico, é o nome para um conjunto de sintomas - necessidade urgente de urinar e ardor, principalmente no final da micção, dor ou desconforto na região do abdome e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Em alguns casos, o paciente detecta sangue junto com a urina. ´´Os sintomas provocam grande irritabilidade e mal estar, que podem interferir na vida do paciente, inclusive na sexual´´, enfatiza.

Números da Sociedade Brasileira de Urologia, mostram que pelo menos metade das mulheres adultas terão infecção urinária no mínimo uma vez na vida. Nas gestantes, a incidência chega a 20%.

A razão é anatômica: além da proximidade entre a vagina e o ânus, a mulher tem a uretra mais curta. Isso ajuda a causar a mais frequente das cistites (90% dos casos) - a infecciosa. Uma das mais comuns é a originada pela bactéria E.coli, presente nas fezes. Outra forma de contaminação é durante a relação sexual por causa da compressão da uretra contra o púbis, o que facilita as bactérias da vagina alcançarem o interior da uretra e da bexiga. ´´Uma das recomendações para evitar a infecção é urinar após a relação sexual´´, ensina. Mas, apesar da maior frequência entre o sexo feminino, homens também podem ter o problema.

Antes de usar antibiótico por conta própria, atenção ao alerta -o medicamento pode mascarar a real causa da cistite, que nem sempre é infecciosa. A origem do problema podem ser radiações, por um tratamento para câncer de colo de útero, por exemplo. Ou as chamadas cistites intersticiais, que são crônicas, tem difícil diagnóstico e não se sabe exatamente as causas. ´´Usar antibióticos de largo espectro pode levar a uma resistência ao medicamento´´, alerta.


Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais