Resveratrol e os seus benefícios a saúde




O Programa de Oncologia da UFRJ isolou a supermolécula: resveratrol do vinho tinto, para poder estudá-la e descobriram que além de sua capacidade antioxidante, pode reduzir os riscos de doenças e é uma substância que induz a morte de células cancerígenas. Segundo o Instituto de Nutrição da UFRJ para que os efeitos da substância sejam sentidos, o ideal é alimentar-se regularmente de hortaliças e frutas que contenham a substância.

Tomar uma taça de vinho ou se entupir de uma hortaliça em um dia e depois só voltar a ingerí-las daqui a um mês não são suficientes para inibir o câncer. É preciso consumí-los diariamente para que ocorra aumento da expectativa de vida.

Um extenso corpo de dados confirma a associação entre ingestão leve a moderda de álcool e melhora de doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, AVC, demência e mortalidade por todas a mortes.O consumo de 0,5 a 1 drinque/dia para mulheres e 1 a 2 drinques /dis para homens esta associado com cardioproteção, levando aumento do HDL(colesterol bom) enquanto que a ingestão de maiores de álcool não só anulam como pioram grandemente os riscos cardiovasculares

Quais são os benefícios do RESVERATROL?

Antienvelhecimento - a substância retarda o envelhecimento de vários tecidos, como o cerebral, muscular e o cardíaco.

Combate doenças cardiovasculares - aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, melhora a circulação sanguínea.

Prevenção do câncer - poder antioxidante combatendo os radicais livres e de contanção da proliferação das células tumorais.

Combate as dores articulares - características antiinflamatórias e analgésicas,

Prevenção da doença de Alzheimer - estudos na neurologia sugerem que o reveratrol evita depósito no cérebro de placas de proteínas tóxicas.

Quais são as Contra indicações/Interações medicamentosas?

Como não foi encontrado na literatura relatos de efeitos adversos devido ao uso de resveratrol, porém não é estabelecida sua segurança em gestantes. Porém foi encontrado na literatura sobre a interação entre: o uso de anticoagulantes e AINES concomitante com o resveratrol podendo aumentar o risco de hemorragias.

Qual a Posologia/quantidade indicada?

-A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de alimentos por dia ricos em resveratrol. E vinho tinto, alguns estudos mostram que dois cálices (100 ml / ao dia), consumidos junto com as refeições protegem o coração. No entanto, um consumo moderado, equivale a 250-300 mL de vinho. É importante que as calorias provenientes do álcool não ultrapassem a 10% da necessidades diárias.

Fontes de alimentos ricos em resveratrol:

Podemos nos beneficiar dessa substância consumindo suco de uva ou ingerindo uvas escuras uvas de casca escura, amendoim também contam com resveratrol, mas é no vinho tinto que o composto está mais solúvel. As cascas das uvas vermelho-roxas e o vinho tinto são ricos em resveratrol.

O que promove o excesso de vinho?

Afeta negativamente o fígado e as enzimas hepáticas aumentam sensivelmente, além da violência e da criminalidade pelo alcoolismo.

Referências:

Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF; COSTA, N.M.B;
ROSA, C. O. B; Alimentos Funcionais-Benefícios para saúde. Edit. Viçosa, MG;2008.



Outros Artigos

Som Bineural Arrastamento de Ondas Cerebrais Sons Puros

Esse aasunto é de extrema importancia e deve ser  USADO , PRATICADO , TODOS OS DIAS ...

Ler mais

Sons Bineurais Equilibre sua Mente , Ajude seu tratamento ... Sons Especiais

Ouvir música é uma experi&eci

Ler mais

Consulta médica Vs Exames e Laboratório

Ler mais

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular = Saúde Força e Equilibrio

Oxigenoterapia + ILIB +Ozonioterapia Auricular =  Saúde Força e Equilibrio Existem várias variações para a aplicação

Ler mais

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco, diz estudo.

Ler mais

Terapia de Modulação Hormonal

Terapia de Modulação Hormonal Hormô

Ler mais