Omega 3 O poderoso óleo de peixe.

O poderoso óleo de peixe.

O óleo de peixe contém ômega 3, um ácido graxo constituído por uma gordura poli-insaturada encontrada nos tecidos de peixes marinhos de águas frias, como o salmão, o atum, a truta e a cavala.

O óleo de peixe contém ácidos eicosapentae-noicos (EPA) e ácidos docosahexaenoicos (DPA). Esses ácidos auxiliam a produção de prostaglandinas, substâncias que controlam a coagulação sanguínea e outras funções arteriais. Quando ingerimos ômega 3 proveniente de mamíferos, os ácidos produzem prostaglandina E3. Essa substância promove uma menor união plaquetária, o que facilita o fluxo sanguíneo pelo nosso organismo.

Estudos epidemioló-gicos mostraram que as pessoas que consomem uma dieta rica em gorduras poli-insaturadas provenientes de animais de águas marinhas geladas correm menos riscos de ter doenças do coração do que pessoas que consomem uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas. Esse fato ocorre porque as dietas ricas em gorduras monoinsaturadas contribuem para o aumento dos níveis de colesterol no sangue, colaborando para o aumento de doenças do coração e nas vias circulatórias. Já as dietas ricas em gorduras poli-insaturadas regulam o fluxo de sangue dentro do organismo e ajudam a regular os níveis de triglicérides.

Por isso, além de facilitar o fluxo sanguíneo, o óleo de peixe também auxilia as taxas de triglicérides no sangue. Para isso, o consumo do óleo de peixe deve estar associado a uma alimentação saudável e a hábitos saudáveis, como a prática de esportes.

Indicações

Pode auxiliar no controle do colesterol no sangue

Controle do triglicérides

Previne contra doenças do coração

Ideal para pessoas que:

Desejam ter os benefícios dos ácidos graxos ômega 3

Desejam manter níveis saudáveis de triglicérides

Não consomem com frequência alimentos fontes de ômega 3, como peixes, linhaça e nozes

Recomendações superimportantes

Pessoas que apresentam doenças ou alterações fisiológicas, gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico. Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto.

O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.

Para os atletas, o óleo de peixe:

Reduz a inflamação nos músculos e articulações para acelerar a recuperação

Mantém a saúde e estrutura de tecidos de conexão e juntas

Sobre o óleo de peixe

O óleo de peixe é extraído de peixes marinhos, de águas frias e profundas. Ele apresenta-se como um óleo de cor que varia do amarelo forte ao âmbar, com sabor e odor característicos.

O interesse pelo óleo de peixe sempre existiu e as pesquisas em torno de seus benefícios se concentraram no fato de os esquimós, que tinham uma dieta com bastante gordura, apresentarem baixo índice de doenças cardíacas. Descobriu-se que os ácidos graxos ômega 3 diminuem a agregação das plaquetas no sangue, tornando-o mais fluído e ajudando a prevenir a formação de coágulos.

Cápsulas de óleo de peixe

Segundo estudo realizado por pesquisadores australianos com adultos obesos, o uso de cápsulas de óleo de peixe ajuda muito na redução de peso quando somado com atividades físicas.

Pelas pesquisas, a ingestão de óleo de peixe ou de suplementos à base do produto reduz também o risco de doenças cardiovasculares e de ataque cardíaco, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

IMPORTANTE

A suplementação com o óleo de peixe geralmente é feita em cápsulas.

Saiba mais

Ajuda a impedir a formação de ateromas no interior dos vasos, importante causa de infartos do miocárdio e formação da arteriosclerose

Reduz a viscosidade do sangue, permitindo uma circulação sanguínea mais ativa

Atenua estados inflamatórios como a artrite reumatoide

Melhora a concentração e a memória

Previne doenças degenerativas cerebrais

Neutraliza o estresse
Fonte: JORNAL DO POVO – RS



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais