Prolactina alta , o que é ?

O que é a Prolactina alta?
A Prolactina alta consiste no excesso de produção de um hormônio chamado prolactina
Quais as causas?
amamentação
As causas podem ser fisiológicas: em estados de gravidez e amamentação. Nesses casos a mulher passa por estados de estresse, sono e faz exercícios de forma irregular, a prolactina sofre alterações bruscas ao longo do dia, sendo mais elevada durante o repouso ou quando a pessoa se expõe em condições de stress ou faz exercícios.
As causas podem ser farmacológicas: Nesse caso, geralmente a prolactina alta é causada pelo uso de medicamentos, inúmeros remédios são responsáveis por esse aspecto, dentre eles estão os antipsicóticos, antidepressivos, atieméticos, ranitidina e a cimeditina, além dos opiáceos, estyrógenos, anti-hipertensivos e até mesmo alguns dos medicamentos anticoncepcionais. Ainda entram para a lista as drogas ilícitas.
Casos de macroprolactina: Pessoas que possuem essa disfunção podem ter grande aumento da prolactina.
Causas patológicas: Pessoas que possuem doenças como hipotireoidismo, doenças hipotalâmico-hipofisárias, prolactinomas, Adenomas mistos, pseudoprolactinas e doenças infiltrativas e inflamatórias tem maior tendência a desenvolver.
Prolactina alta sintomas 
Os efeitos da prolactina alta são:
- a galactorréia (presente no leite): está presente apenas em parte dos pacientes, homens geralmente não apresentam este efeito.
-hipogonadismo: nas mulheres pode se manifestar em fase pós-ovulatória, infertilidade, anovulação, oligomenorréia, amenorreia, menor lubrificação vaginal, seborreia, diminuição da libido, dispauneria (dores ao fazer relações sexuais), hirsutismo moderado e abortos espontâneos.
Já nos pacientes homens, pode vir a causar disfunção erétil, infertilidade, diminuição da libido, ginecomostria (crescimento das mamas masculinas), redução no crescimento de pelos, aumento de gordura abdominal, e hipotrofia muscular.
A prolactina alta pode causar ainda manifestações psicológicas como a ansiedade, a fadiga, a instabilidade emocional, a depressão, irritabilidade ou mudanças bruscas de humor.
Além disso, a prolactina alta pode causar ainda a cefaleia.
A prolactina alta tem cura?
A prolactina alta tem tratamento, este tratamento procura normalizar os níveis de prolactina, é feito geralmente pelo uso de medicamentos e em alguns casos o paciente pode ser submetido a cirurgias hipofisárias e radioterapias.
Se tratada corretamente os níveis da prolactina podem ser controlados e mantidos levando a uma grande melhoria.



Outros Artigos

Suplementação Vitamino Mineral e sua importancia nos disturbios do Stress

  SUPLEMENTAÇÃO NA GESTÃO DE ESTADOS PSIQUICOS   Os estados depressivos constituem, pela sua alta pre

Ler mais

PARA QUE  SERVE O  NADH  (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo)?

“NADH é o mais próximo que chegamos de uma fonte da juventude”, diz David Sinclair, co-diretor do Centro Paul F. Glenn para a Biol

Ler mais

PQQ - O que é pirroloquinolina quinona?

  A pirroloquinolina quinina, também conhecida como PQQ, é um cofator redox e um composto poli fenólico geralmente encontrado em plantas aliment&

Ler mais

Astragalus, a planta da longevidade.

Astragalus membranaceus é conhecido na China

Ler mais

Ashwagandha

A erva Ashwagandha é utilizada com fins medicinais na Índia há anos, citada em livros como o Rigveda e no Charaka Samhita. Vem sendo usada para melhorar o vi

Ler mais

Bacopa Monnieri

  Bacopa monnieri é uma planta adaptógena utilizada na medicina Ayurvédica de grande importânc

Ler mais